| Presidente Prudente/SP

Dia do Desafio tem programação digital no combate ao sedentarismo

Da Redação

Em 26/05/2020 às 11:10

Ação precisou ser reinventada, passando a adotar um novo formato para evitar aglomerações

(Foto: Taíne Correa/Sesc Thermas)

A pandemia do novo coronavírus apresentou um desafio extra aos participantes do Dia do Desafio. Isso porque a iniciativa, voltada para o combate ao sedentarismo e incentivo à prática coletiva de atividades físicas e esportes em diferentes locais e espaços públicos, tais como ruas, parques, praças, empresas e escolas, precisou ser reinventada, passando a adotar um novo formato para evitar aglomerações e, da mesma maneira, continuar estimulando pessoas a manter uma rotina ativa e saudável.

Neste contexto, as unidades do Sesc de Presidente Prudente, Catanduva, Birigui, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto apresentam uma programação conjunta que conta com exibição de documentário, bate-papo sobre skate e ocupação de espaços públicos, além de variadas aulas online com educadores.

Tudo pode ser acompanhado pelas redes sociais dessas unidades, bem como nos canais oficiais do Dia do Desafio.

É nesta quarta

Deste modo, nesta quarta-feira (27), a 26ª edição do Dia do Desafio será realizada de um jeito bem diferente em relação às edições anteriores, sem competições entre as cidades e com atividades não presenciais, com foco nas redes sociais.

A ideia é que cidades, instituições e pessoas compartilhem, em suas redes sociais e usando as hashtags #DiaDoDesafio e #JuntosNoDiaDoDesafio, vídeos com práticas de atividade física, desafios, bate-papos, relatos de experiências e boas práticas relacionadas à importância da prática de esportes e movimento.

O perfil @esportesescsp no Instagram já tem uma série de dicas e sugestões para os vídeos dos participantes. O Sesc São Paulo já postou na conta várias aulas produzidas por educadores e educadoras para inspirar as pessoas.

No site diadodesafio.org.br, na aba Downloads, está publicada a Identidade Visual desta edição com vários modelos para os participantes publicarem suas programações de esportes e atividades físicas no Facebook, Instagram, Twitter e até WhatsApp.

Bate-papo Virtual

Nesta terça-feira (26), às 19h, tem “O Esporte como elemento de interação humana e os desdobramentos deste fenômeno na sociedade”, com a participação de Rui Muleque do Skate, Renato Marques - professor doutor em Sociologia do Esporte, e mediação do assistente técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc São Paulo, Fábio Henrique.

Além de apresentar-se o trabalho dos dois convidados, o bate-papo percorre alguns caminhos dentro da sociologia e a experiência de um atleta renomado, tais como a apropriação dos espaços públicos, a utilização das ruas e que, neste momento, essa liberdade está vetada, mesmo que temporariamente, e não se sabe até quando; o esporte como uma participação democrática e como lidar neste momento de se adaptar sua prática.

Também será abordado o tema dos jogos olímpicos, uma vez que a modalidade participaria pela primeira vez.

Aulas na Rede

Nessa quarta-feira (27), aulas virtuais com os educadores das unidades Sesc voltadas à participação de todos os púbicos com o objetivo de estimular a prática de atividade física.

Serão contemplados exercícios para estimular o preparo cardiorrespiratório, coordenação motora e atividades com desafios lúdicos, convidando a todos para saírem do sofá e se movimentarem.

9h: Condicionamento Físico -  com educadores físicos de Ribeirão Preto. (Transmissão: Fb/Instagram  @sescribeiraopreto)

15h: Ginástica Multifuncional – com educadores físicos de Birigui (Transmissão: FB / Instagram @sescbirigui)

18h: Desafie-se – com educadores físicos de Rio Preto (Transmissão: youtube.com/sescriopreto)

Sobre o Dia do Desafio

Ao longo dos últimos 25 anos, o Dia do Desafio consolidou-se como um dos mais importantes movimentos comunitários de combate ao sedentarismo, por meio de uma rede de parceiros constituída por cidades, instituições e pessoas conectadas em torno do mesmo propósito: incentivar e viabilizar a prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os públicos.

Até 2019, o Brasil e mais 13 países do Continente Americano, tais como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Honduras, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela participaram do Desafio Trienal, iniciado em 2018, no qual as duplas de cidades (sorteadas em 2018), além de disputarem entre si, somam esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes, em uma competição que seguiria até 2020.

Entretanto, tendo em vista o cenário global de pandemia da Covid-19, as respectivas medidas de distanciamento social e restrição de circulação da população para que o Dia do Desafio seja promovido com segurança neste contexto, neste ano o evento será realizado em um novo modelo que incentiva a promoção de ações no ambiente digital, por meio das redes sociais.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.