Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Encontro de práticas corporais aborda termalismo e hidroterapia

Da Redação

Em 25/11/2019 às 09:54

Público tem oportunidade de aprender e colocar em prática conceitos que utilizam em seu tratamento as águas termais

(Foto: Estevão Salomão/Sesc)

Aproveitando o potencial das águas termais do Sesc, as atividades, gratuitas, abordam o conceito do termalismo enquanto ferramenta de tratamento para problemas relacionados ao corpo e mente. A hidroterapia, aliada ao termalismo, compreende as práticas realizadas dentro das águas termais.

Na quinta-feira (28), o 'Encontro de Práticas Corporais' discute as possibilidades do uso terapêutico da água não apenas na recuperação, mas também na manutenção e melhoria das condições de saúde.

Para isso, recebe a docente da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) Lívia Drago para um bate-papo sobre ‘Termalismo Social e Balneoterapia’, às 19h, na área de convivência.

As dores crônicas, que atingem cada vez mais pessoas, forma o eixo temático da conversa de sexta (29). Às 9h, na área de convivência, os participantes aprendem a utilizar técnicas de termalismo que auxiliam no equilíbrio energético entre corpo e mente.

Na ocasião, o educador físico pós-graduado em psicologia dos esportes Davi Palma propõe uma abordagem emocional no tratamento dessas dores com ‘Aspectos Emocionais das Dores Crônicas'.

Foto: Thiago Ferri/Sesc

Em seguida, às 15h, ele apresenta técnicas de meditação e relaxamento que contribuem para o autoconhecimento corporal e mental através de exercícios posturais e de respiração. Afinal, o fator estresse está diretamente relacionado com o desencadeamento de dores corporais.

Para participar da vivência ‘Meditação e Relaxamento’, basta se inscrever gratuitamente no site: sescsp.org.br/prudente.

Fim de semana

Depois de aprender métodos que amenizam a dor crônica, é a vez de colocá-los em prática por meio de uma aula aberta com as fisioterapeutas do Sesc.

No sábado (30) e domingo (1/12), no parque aquático, o público vivencia exercícios que favorecem a ampliação da consciência corporal e sensorial, bem como a coordenação motora e o fortalecimento muscular. As inscrições ocorrem através do portal e é necessário estar com o exame dermatológico em dia.

Ainda no sábado, essa aula se repete, dessa vez, com foco no tratamento da fibromialgia. Das 10h30 às 11h30, os participantes realizam práticas que contribuem para o alívio das dores e relaxamento global com ‘Hidroterapia em Águas Termais para Fibromialgia’. Também há necessidade de se inscrever através do portal e estar com o exame dermatológico em dia.

Já ouviu falar em japamala? Às 14h do sábado, quem participa da oficina ‘Japamala e Meditação’ aprende a confeccionar esse cordão feito de contas, usado para auxílio à prática meditativa. Sob classificação etária de 16 anos, as inscrições são realizadas no portal.

Para além dessas atividades, o Encontro de Práticas Corporais – Termalismo e Hidroterapia ainda conta com vivências de meditação e relaxamento e danças circulares, e aulas abertas de hidroterapia em águas termais para membros inferiores e ioga para todos.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.