Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Do Prudentão para o Museu: busto de bronze de Farah reaparece

Rogério Mative

Em 08/02/2019 às 18:16

Feito a pedido do ex-prefeito Agripino de Oliveira Lima, o busto de Farah ficava localizado no gramado do Prudentão

(Foto: Divulgação/Museu Campinas)

Quem conhece a história do Estádio Paulo Constantino (Prudentão) e viveu próximo aos alambrados durante as partidas deve se recordar do busto de bronze do ex-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Eduardo José Farah. Após anos "desaparecido", ele reapareceu na cidade de Campinas.

Feito a pedido do ex-prefeito Agripino de Oliveira Lima, o busto ficava localizado no gramado do Prudentão, posicionado de frente para a torcida. Tal precisão nos contornos contou até com a reprodução de uma verruga no rosto que o ex-mandatário da FPF tinha, porém, retirada do busto após pedido de Farah.

A homenagem foi entregue na década de 1990, durante visita do ex-presidente ao município que contou ainda com a mudança de nome do estádio de Paulo Constantino para Eduardo José Farah. Apesar de ser feito por meio de um decreto com validade de horas, o novo nome "pegou" e seguiu sendo divulgado por longos anos.

O sumiço

Durante obras no Prudentão, o busto de Farah foi retirado do local. Nem mesmo o "velho Chico", zelador do local, sabia precisar o paradeiro do objeto de bronze. Segundo apurou o Portal, do Parque de Obras, o busto foi entregue para a família Lima, na época. Contudo, nenhuma informação oficial foi dada pelas autoridades na ocasião.

Reapareceu

Após mais de uma década, o busto reapareceu nesta semana e pode ser visto no Museu do Esporte de Campinas, localizado no Parque Taquaral. A exposição do busto é uma homenagem a Farah, que também foi presidente do Guarani.

O evento realizado pela Secretária de Esportes de Campinas está marcado para o próximo dia 16 e deve contar com a presença personalidades campineiras, do esporte e da política. Além do monumento, o Museu contará com uma coleção de 250 livros sobre futebol que pertenciam ao ex-dirigente.

Farah morreu no dia 17 de maio de 2014, aos 80 anos.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.