Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

História empilhada: visita denuncia abandono do esporte de Prudente

ROGÉRIO MATIVE

Em 05/01/2021 às 16:55

Jogados em uma sala, troféus retratam conquistas esportivas desde a década de 1930

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Nos últimos quatro anos, não foi apenas a prática do esporte por meio de treinos e competições que naufragou em Presidente Prudente. A sua história, recheada de momentos de glória, também foi abandonada. Nesta terça-feira (5), uma visita do prefeito Ed Thomas (PSB) ao Ginásio Municipal Watal Ishibashi constatou o descaso com título e troféus conquistados ao longo de décadas em diversas modalidades.

Amontoados em uma sala, foram encontrados dezenas de objetos que registram triunfos de atletas em campeonatos estaduais, nacionais e até internacionais. "Ginásio de Esportes de Prudente, ou o que restou dele. Graças a Deus que a estrutura é forte e podemos trabalhar, buscar recursos para reformar. Mas, o que entristece é ver [a situação dos] troféus conquistados pelos nossos atletas; amadores que se transformaram em profissionais, mas todos em cidadãos que construíram toda essa história. Aqui tem troféu até de 1930, feito de bronze", relatou o prefeito.

"Olha a situação que estão os troféus, mereciam lugar melhor. A gente sabe que aqui precisa de dinheiro para reformar, mas esse patrimônio [o troféus] é só um lugar para guardar, era só isso", disse.

Segundo o prefeito, todos os troféus e demais objetos que marcam as conquistas de décadas serão retirados do local. "Vou tomar a providência de já recolher e poder limpar, pois é a história de cada criança, adolescente, depois adulto. Está tudo aqui. Muito triste, muito triste", pontuou.

Estrelas do esporte passaram pelo ginásio

Palco de centenas de jogos de futsal, basquetebol e voleibol em 52 anos, o Ginásio Watal Ishibashi foi destaque no encerramento dos Jogos Abertos do Interior de 1980. Em sua quadra, desfilaram atletas consagradas do basquete como Hortência, Oscar e Magic Paula, além da Seleção Japonesa de Vôlei. Também abrigou um Mundial Juvenil de Basquete.

As últimas conquistas foram pelo time masculino de basquete Semepp/Funada, que levou por duas vezes o título de campeão do Paulista da Segunda Divisão, em 2007 e 2008.

Sem manutenção

A última reforma realizada no equipamento esportivo foi em 2011 durante o governo de Mílton Carlos de Mello (Tupã), com a troca de telhado, pintura geral e recuperação do piso de madeira da quadra poliesportiva. 

A maior revitalização foi feita no início da década de 2000, na gestão de Agripino de Oliveira Lima, após passar anos fechado e tomado por pulgas.

Esporte abandonado

Em 2018, o abandono do esporte prudentino foi retratado pelo Portal em editorial sobre a situação de penúria do Estádio Municipal Paulo Constantino (Prudentão).

O assunto ganhou repercussão nacional sendo abordado pelo jornalista Milton Neves, na Rádio Bandeirantes AM.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.