| Presidente Prudente/SP

Prudente recebe Festival Paralímpico no próximo sábado

Da Redação

Em 18/09/2019 às 17:01

Em Prudente, são aguardados aproximadamente 150 participantes

(Foto: Bruno de Lima/MPIX /CPB)

Pela primeira vez, Presidente Prudente será uma das sedes do Festival Paralímpico, evento idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que visa fomentar a prática esportiva entre as pessoas com deficiência, especialmente crianças e jovens. O evento ocorre no sábado (21), a partir das 8h30, no Parque de Uso Múltiplo (PUM).

O festival será realizado simultaneamente em 70 cidades de todos os Estados como um marco do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado justamente sábado.

Em Prudente, são aguardados aproximadamente 150 participantes, de 10 a 21 anos, e que tenham qualquer tipo de deficiência – física, visual, auditiva, intelectual ou nanismo. Os interessados ainda podem ser inscrever gratuitamente pela internet ou no dia do evento.

De acordo com a coordenadora municipal da Pessoa com Deficiência, Eliane Chagas, serão realizadas vivências de três esportes paralímpicos – basquete sobre rodas, parabadminton e atletismo.

“É uma oportunidade para que o jovem com deficiência descubra todos os benefícios físicos e mentais da prática esportiva, que podem trazer um novo sentido a sua vida, aumentar a autoestima, estimular o contato com outras pessoas, fazer novas amizades, enfim, o esporte tem um poder transformador”, salienta Lika Chagas.

O coordenador técnico do festival, professor Márcio Rodrigues, lembra que o Brasil é considerado uma potência paralímpica, tendo inclusive terminado em primeiro lugar nos Jogos Parapan-Americanos 2019, disputado em Lima, Peru, com mais de 300 medalhas conquistadas.

"Para motivar ainda mais a garotada a se engajar no esporte, alguns campeões paralímpicos já confirmaram presença, com a velocista Jerusa dos Santos, ouro no Parapan, e Rogério Junior, prata no parabadminton", fala.

Outro benefício do evento, segundo Lika, é capacitar profissionais e alunos de Educação Física, Fisioterapia para atender às especificidades deste público, adaptando instrumentos, técnicas e metodologias de abordagem às pessoas com deficiência. Aproximadamente 50 voluntários participarão da atividade.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Rua Catharina Venturim Peretti, 171

Mário Amato - Presidente Prudente-SP

Telefones: 18-3909 3629 | 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.