Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas retoma atividades presenciais de fisioterapia

Da Redação

Em 09/11/2020 às 09:31

Com sessões de terça a sexta, práticas acontecem no período da manhã

(Foto: Estevão Salomão/Sesc)

O Sesc Thermas de Presidente Prudente retornou  o tratamento fisioterapêutico para pacientes previamente matriculados e que estejam fora do grupo de risco da Covid-19. Com encontros de terças a sextas, as aulas contam com número reduzido de alunos, divididos em três turmas, nos horários das 8h20, 9h30 e 10h40.

Chegar, medir a temperatura, passar álcool gel, higienizar as solas no tapete sanitizante e uso obrigatório de máscara. Essa tem sido a rotina dos alunos que estão voltando à fisioterapia do Sesc Thermas, desta vez, de maneira diferente, já que as sessões contam com capacidade reduzida de participantes, setorizados em colchonetes, cumprindo as normas de distanciamento social.

Neste momento, grupos que totalizavam 24 alunos, somam nove. Essa diminuição se deu por conta do afastamento das pessoas pertencentes ao grupo de risco, preservando sua segurança, sendo elas: portadores de obesidade (IMC>30Kg/m2), diabetes, hipertensão arterial, doenças respiratórias crônicas, cânceres, doenças autoimunes, além de gestantes e pessoas a partir de 60 anos.

Antes do início da prática, a fisioterapeuta da unidade Vanessa Penatti ressalta que é realizada uma conversa de orientação para informar sobre os processos de higienização, restrição das atividades presenciais e agendamentos para participantes já inscritos na Fisioterapia, GMF, Clube da Corrida e Odontologia.

“Também é salientada a importância do uso da máscara e, se tiverem [alunos] sintomas de gripe ou contato com pessoas acometidas pela Covid-19, informarem imediatamente à unidade e não comparecerem às aulas”, reforça.

Vale lembrar que essa orientação também sugere que os praticantes levem o mínimo de pertences possíveis, pois o uso dos armários é restrito e os vestiários estarão abertos apenas para necessidades básicas e assepsia das mãos, não para banho e troca.

“Estamos com práticas no período da manhã e não haverá retorno na Hidroterapia para esse momento, só iremos atender a Cinesioterapia, que é a terapia com exercícios no solo”, destaca Vanessa.

Diante disso, ela explica que o retorno relembra exercícios básicos, como os de alongamento, respiração e postura. “Nós estamos retomando aos poucos porque eles ficaram mais de seis meses sem fazer exercícios. A volta das atividades presenciais vai ajudar não só a reduzir o quadro de dor dos alunos, como melhorar sua qualidade de vida, pois, apesar de não haver contato físico, esse reencontro auxilia psicologicamente as pessoas”, observa a fisioterapeuta.

Agendamento

A fisioterapia do Sesc Thermas atende pacientes encaminhados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Para acessar os cursos presenciais, é necessário já ser inscrito e fazer cadastro prévio, que pode ser realizado pelo aplicativo Credencial Sesc SP, baixado pelo Google ou App Store do celular, ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br.

O processo de agendamento só será concluído se todos os pré-requisitos forem atendidos. Se necessário, agende pelo site agendaatendimento.sescsp.org.br um horário na Central de Relacionamento Digital da unidade e regularize a documentação pendente.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.