Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

MEC investiga Uniesp por promessa de bolsa do Fies

Da Redação

Em 15/03/2012 às 18:16

Site oficial da Uniesp oferece possibilidade de estudar sem custo

(Foto: Reprodução/Site Uniesp)

Cerca de 200 estudantes do Grupo Educacional Uniesp, campus de Campinas, protestaram na manhã desta quinta-feira (15) em frente à unidade na cidade sobre uma suposta bolsa integral que receberiam para estudar. As aulas começaram no dia 27 de fevereiro e até hoje não foi apresentada uma prova documental da isenção. No protesto desta quinta, ninguém da diretoria apareceu para falar com os alunos, segundo os presentes. Os alunos mostraram cópias de supostos certificados de quitação da dívida que receberiam.

Fundada em Presidente Prudente pelo engenheiro Fernando Costa, a Uniesp mantém 41 faculdades em 35 cidades do Estado de São Paulo.

De acordo com o divulgado no site oficial da instituição, os alunos assinam um contrato de financiamento, mas ficam isentos de pagar pela graduação. Eles quitariam a dívida com trabalho voluntário de 6 horas por semana, além de uma taxa de R$ 50 a cada três meses referentes aos juros do financiamento bancário.

A dívida seria paga pela universidade, promete o “Novo Fies”, programa divulgado no site da Uniesp. O MEC informou que este tipo de financiamento não existe e que o grupo está proibido de oferecer o Programa do Financiamento Estudantil (FIES), do governo federal desde novembro de 2011 por causa de irregularidades.

A aluna Deise Casemiro faz desde o dia 27 de fevereiro o curso de Administração de Empresas. Ela disse ao G1 que não tem até agora nenhum documento que comprove que não precisará pagar pelo curso. “Nós estamos de mãos atadas. Vou ter que procurar um advogado”, disse a estudante. Segundo ela, a Uniesp prometeu um documento com autenticação em cartório da isenção das mensalidades.

Viviane Cunha também estuda na unidade de Campinas e cobra explicações. Nós não estamos seguros. A minha dívida é de R$ 34 mil a ser paga em um ano e meio após a formação. Não temos segurança de que a faculdade vai amortizar a dívida. Nós acreditamos em uma chance de fazer faculdade. Nós queremos uma resposta”, disse ela.

Investigação do MEC

O MEC informou que está investigando a situação da universidade. Como a investigação está em andamento, não existe nenhuma medida prática que os alunos podem tomar agora. Apenas no final desse processo é que poderá haver alguma solução. O Procon Campinas informou que os alunos devem procurar o órgão de defesa do consumidor com todo o material de propaganda distribuído pela Uniesp. Com isso, a universidade poderá ser investigada e até punida.

Fies

O Fies é um programa de financiamento estudantil que permite ao estudante se matricular em faculdade particular e pagar pela graduação após a formatura. Para saber mais é só consultar o site www.sisfiesportal. mec.gov.br. (Com G1 Campinas)
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.