Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aos 80 anos, morre o radialista e escritor Sinézio de Souza

Rogério Mative

Em 21/08/2019 às 17:17

Além de radialista e formado em Direito, o comunicador também era escritor

(Foto: Arquivo/Antônio Floriano)

Os últimos meses têm sido de despedidas no rádio. Nesta quarta-feira (21), aos 80 anos, faleceu o radialista Sinézio de Souza devido a uma infecção generalizada após permanecer internado em tratamento de pneumonia.

Nascido em Santa Cruz das Palmeiras, começou no rádio aos 18 anos. Em São Carlos, apresentou programa de poesias por uma emissora local. Na capital do Oeste Paulista, trabalhou na Rádio Comercial AM 1440 Khz e Rádio Prudente AM 1070 Khz.

Foi um dos primeiros locutores da Rádio Comercial 2 FM, atual 98 FM, onde permaneceu por mais de 20 anos comandando um programa sertanejo nas primeiras horas do dia. Ele também era locutor publicitário e vendedor.

Sinézio teve como marca ser um dos últimos locutores sertanejos do rádio prudentino, porém, com um diferencial: apresentou sucessos de duplas como Leandro & Leonardo, Zezé de Camargo & Luciano, entre outros, até 2002, na emissora que mantém sua essência musical Pop/Rock.

"O lance de tocar sertanejo, realmente foi pioneiro. Nenhuma FM tocava naquela época. Ele e o Seu Ernesto [Coquemala, também falecido] acreditaram e colocaram no ar um programa sertanejo de manhã. Se não foi a primeira FM a tocar sertanejo foi uma das primeiras do Brasil", relembra o locutor da 98 FM, Luciano Reis.

Segundo Reis, o amigo locutor inovou ao explorar o humor durante as apresentações. "A marca dele foi usar o humor no rádio numa época em que o rádio era todo 'quadradão'. Ele quebrou esse formato com bom humor, botava apelido nos operadores de som, nos ouvintes…. Ele tinha essa forma de comunicar muito própria", diz.

Sua última emissora foi a Rádio Onda Viva, ainda pela frequência 1300 Khz AM. Lá, ele foi um dos contratados da equipe que estreou a nova programação da rádio, que antes era conhecida como Cultura AM de Santo Anastácio.

"Trabalhei com ele na Rádio Onda Viva e aprendi muito. Tinha uma forma pausada de falar, serena sempre", comenta o radialista Ananias Pinheiro.

Sinézio de Souza morou na capital do Oeste Paulista por mais de três décadas. Além de radialista e formado em Direito, o comunicador também era escritor colecionando vários prêmios nacionais. Em 1997, lançou o livro "Caminho de Folhas", com a abordagem de temas diversos: filosóficos, religiosos e sociais.

Segundo a família, Sinézio de Souza passou os últimos 12 dias internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a um quadro de pneumonia. A morte foi causada por infecção generalizada.

No último dia 17, havia completado 80 anos. Deixa quatro filhos e quatro netos. O corpo será enterrado no Cemitério Municipal Parque dos Indaiás, em Indaiatuba, cidade onde residia nos últimos anos após deixar Prudente.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.