Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Corpus Christi é celebrado com missas e procissões

Da Redação

Em 20/06/2019 às 10:57

Segundo o padre José Altino Brambila, a data marca a presença real de Jesus por meio do sacramento da eucaristia

(Foto: Cedida/AI)

Tradicional data católica, o Dia de Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira (20) com procissão pelas ruas do Oeste Paulista. Em Presidente Prudente, a festa teve início logo pela manhã, na Catedral de São Sebastião.

Com a presença de todo o clero da cidade, foi realizada uma missa campal pelo bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos. Na sequência, os fiéis e sacerdotes sairam em procissão até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes.

Durante o trajeto de aproximadamente um quilômetro, foram montados os tradicionais tapetes de pó de cera, confeccionados por cerca de 200 membros das paróquias. No percurso, seis altares serviram como uma espécie de estações, que refletirão sobre temas próprios da Igreja.

Segundo o padre José Altino Brambila, a data marca a presença real de Jesus por meio do sacramento da eucaristia. “A celebração é uma memória litúrgica e sacramental da instituição da eucaristia realizada por Jesus na última ceia”, explica.

Na região

Na cidade de Piquerobi, a Paróquia São Miguel Arcanjo, conhecida tradicionalmente pela grande festa do Corpus Christi, realiza quermesse durante o dia. A partir das 12h, o espaço onde foram confeccionados os tapetes será liberado para visitação.

No final da tarde, às 18h, o bispo Dom Benedito celebrará missa campal em frente à Igreja Matriz, seguida de procissão pelas ruas 15 de Novembro, Diogo Feijó e entrando na Rua Doutor Pedro de Tolêdo, onde será confeccionado o tapete de aproximadamente 500 metros. O percurso se encerra na Praça da Matriz com a benção do Santíssimo e o show pirotécnico.

Tradição

A solenidade de Corpus Christi surgiu no século XIII, na Diocese de Liège, na Bélgica. Na ocasião, o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, quando ocorreu um milagre eucarístico. Após o momento litúrgico da consagração do pão, começaram a cair gotas de sangue sobre o corpo do sacerdote.

Segundo a crença, o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia. Assim, o Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, ordenou ao Bispo Giacomo, que levasse as relíquias de Bolsena para a cidade onde residia o Papa, Orvieto. Com isso, o bispo levou em procissão as relíquias. Ao chegar em Orvieto, o Papa pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras “Corpus Christi”.

No dia 11 de agosto de 1264, o Papa aprovou a bula “Transiturus de mundo”, onde prescreveu que na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.