Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Projeto pioneiro desperta olhar para sustentabilidade em PP

Rogério Mative

Em 22/02/2019 às 19:19

Projeto visa estimular relação com o meio ambiente de maneira contemplativa, educativa e saudável

(Foto: Estevão Salomão/Sesc)

Lançado no último fim de semana pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, o projeto Florestar segue com diversas atividades gratuitas ao público, com a missão de valorizar as áreas verdes urbanas e destacar seu potencial educador no dia a dia da população.

A unidade prudentina é a primeira a implantar este projeto ambiental no Estado de São Paulo. “Nossa área verde de 30 mil metros quadrados chama a atenção, por isso o Sesc decidiu que Prudente receberia o projeto piloto”, explica a gerente do Sesc Thermas, Fabíola Gaspar das Dores.

Segundo ela, o Florestar chega para despertar o olhar para a sustentabilidade. "O Sesc tem esse olhar para a sustentabilidade. Estamos muito felizes em ser a primeira unidade a receber o Florestar. O projeto é além da unidade, pois chama a atenção para as outras áreas verdes da cidade. Do ponto de vista educativo, estamos com várias ações. A ideia não é só a contemplação e o contato com a natureza, mas fomentar o processo educativo", fala.



Para quem visitar o bosque, um material especial foi confeccionado. "A gente pensou em um material que serve para todos os públicos, complementado com uma programação ideal para cada público que queremos conversar. Um cenário perfeito que a gente busca preservar. Um lugar que sempre pensamos como um potencial educativo. A ideia é que a gente sempre tenha uma programação permanente", comenta.

Potencial educador

O gerente-adjunto da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc SP, Fábio Luís Vasconcelos, comenta sobre o "peso" do projeto iniciado em Prudente. "A sustentabilidade para o Sesc é um valor. Ela está presente na instituição em várias de atuação, como a programação oferecida ao público. A gente acredita que as áreas verdes têm um potencial educador. Com o Florestar, a gente quer evidenciar essa área para o público como espaço de convivência, lazer e de relacionamento e respeito com o verde", pontua.

"Esse bosque é a grande oportunidade para as pessoas entrarem nesse assunto e a partir das oficinas, cursos oferecidos levar esse olhar para outras áreas verdes da cidade, com uma atuação cidadã. A ideia é que tenham consciência em manter e aumentar as áreas. Isso é um movimento social. A unidade prudentina encanta os nossos olhos logo ao entrar pela exuberância das árvores, fora o conforto térmico", diz a assistente técnica da Gerência de Educação e Sustentabilidade para Cidadania do Sesc SP, Gabriela Graça Ferreira.



Programação recheada

Neste fim de semana, ocorrem nove oficinas além de uma instalação. As atividades são gratuitas, mas algumas necessitam de inscrição antecipada.

Plante Poema

Às 9h30 e às 13h de sábado (23), o Projeto Matilha faz um convite ao público para a criação de texto poético que será "plantado" em uma instalação que remete a um canteiro. Escolha uma palavra para deixar e outra para levar, a partir de seus sentimentos e emoções. Grátis. 7 anos.

Frutas nativas brasileiras

No sábado (23) e domingo (24), às 10h e às 13h, a turma do Sítio do Belo ministra esta oficina que aborda questões como por que consumimos mais frutas estrangeiras do que típicas do Brasil? Como a alimentação se relaciona com a conservação de florestas? Tudo acompanhado da degustação de frutas da época e seus derivados, como sucos, doces e sorvetes. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

Feira passado e presente

Coletivos e grupos de consumo alternativo da região comandam, no sábado e domingo, das 10h às 14h, uma feira que estimula a mudança de hábitos de consumo, retomando a prática de feiras de trocas.

Criança Botânica: Observando e desenhando flores e plantas

A partir da observação das espécies encontradas no bosque do Sesc, os pequenos alunos são convidados a desenhar em papel e colorir com lápis de cor e tintas feitas a partir de matérias-primas naturais como beterraba, café, urucum, entre outras, o que enxergam. No sábado e domingo, às 10h. Grátis. 6 anos.

Fitoterapia ancestral

No sábado, às 11h e às 12h, a artesã e terapeuta Maria Eduarda Senna Pierri conduz esta oficina sobre o uso ancestral de ervas e seus métodos na arte de curar. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.16 anos.

Cosmetologia ancestral

Maria Eduarda também está à frente das quatro turmas (14h, 15h, 16, e 17h) desta oficina sobre a prática que busca melhorias na qualidade de vida e saúde por meio de elementos da natureza como extratos, óleos e essências vegetais, além de cereais, grãos e leites. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. 10 anos.

Mãos na Mata

O artista visual, ecologista e agrofloresteiro Guilherme Blauth leva o público para caminhar pelo Bosque e coletar elementos naturais a fim de criar esculturas e brinquedos. Grátis. Livre.



Folhas de árvore para folhas de livros

Confecção de marcadores de páginas de livros tendo como matéria-prima folhas de árvores do Bosque do Sesc. Os participantes aprendem técnicas de secagem, plastificação manual e acabamentos. No sábado e domingo, às 13h e às 15h30. Grátis. 12 anos.

Dr. Gepetostein e os brinquedos mutantes

O Coletivo Unsquepensa, de Araraquara, comanda no domingo três turmas (13h, 14h e 15h) de crianças para modificar e ressignificar brinquedos velhos. A proposta é a troca de partes de bonecas, carros e bichinhos para a criação de seres e objetos além da imaginação. Um jeito divertido de promover a reflexão sobre reutilização e descarte de objetos. Retirada gratuita de senha 30 minutos antes. 7 anos.

Florestar – áreas verdes educadoras

O bosque recebe mobiliários, espaços sensoriais e totens informativos acerca da fauna, flora e águas para que o público se aproprie deste espaço. Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h. Grátis. Livre.

Serviço

O Sesc Thermas é aberto a todo público e fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.