Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aeroporto de Prudente será privatizado, revela governador

Rogério Mative

Em 09/01/2019 às 11:17

Em novembro do ano passado - últimos dados disponíveis -, foram 950 pousos e decolagens resultando em 21.476 passageiros transportados

(Foto: Arquivo/Daesp)

Com média de 21 mil passageiros por mês, o Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, em Presidente Prudente, será repassado para a iniciativa privada. A revelação foi feita pelo governador João Dória (PSDB), que pretende fazer o mesmo com todos os demais ainda administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

Atualmente, 20 aeroportos seguem nas mãos do Estado e cinco foram privatizados. "Temos 20 aeroportos que serão repassados à iniciativa privada em regime de concessão. Já orientamos a equipe para preparar a concessão de todos os aeroportos, dentre os quais está o de Barretos”, destaca o governador em sua primeira visita oficial ao interior de São Paulo.

Nessa terça-feira (8), Doria autorizou os estudos para a inclusão do Aeroporto Municipal Chafei Amsei, em Barretos, no Programa Estadual de Privatização dos Aeroportos do Governo do Estado de São Paulo.

Os projetos serão desenvolvidos pela Agência Reguladora de Transportes (Artesp) e pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

Os dois órgãos irão elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica do aeroporto, que hoje tem foco na aviação geral (executiva e táxi aéreo).

Em quatro anos

Segundo o governador, as privatizações ocorrerão até o fim de seu mandato. "Teremos uma reunião com todos os presidentes das companhias aéreas brasileiras e o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil para planejar esse programa, que será desenvolvido em quatro anos. Não é um fato instantâneo e faremos com planejamento", explica Doria.

Na região, além de Prudente, estão incluídos os aeroportos de Presidente Epitácio, Tupã, Dracena, Andradina e Assis.

Terceiro do Estado

Com capacidade para abrigar quatro aviões de médio porte - como Boeing 737-700 -, ou 10 jatos executivos, o Aeroporto Adhemar de Barros conta com aeroclube, hangar, bar e lanchonete, restaurante, locadora de veículos e estacionamentos de veículos.

Em novembro do ano passado - últimos dados disponíveis -, foram 950 pousos e decolagens resultando em 21.476 passageiros transportados.

Os números colocam o aeroporto prudentino na terceira colocação do Interior do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, segundo e primeiro colocados, respectivamente.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.