Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Alunos prudentinos disputam Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Da Redação

Em 17/05/2019 às 18:21

Participantes têm entre 10 e 11 anos e cursam o 5º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Não é muito difícil encontrar uma criança que sonha em ser astronauta. Aliás, quem nunca sonhou em conhecer de perto tudo aquilo que enxergamos de tão longe? Em Presidente Prudente, 136 alunos das escolas municipais Carlos Castilho Cabral e Domingos Ferreira de Medeiros participaram da 22ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, nesta sexta-feira (17).

Os estudantes têm entre 10 e 11 anos e cursam o 5º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. “Trabalhamos a temática há pelo menos 15 anos, esse conteúdo já faz parte do plano anual de trabalho. Há muita participação das crianças, pois desperta o interesse delas, o que auxilia na aprendizagem e, inclusive, faz com que elas busquem informações além da sala de aula”, ressalta a professora da Escola Domingos Ferreira de Medeiros, Maria Aparecida Guimarães.

A unidade de ensino realizará a correção e enviará à comissão da OBA as 10 melhores provas com notas entre 8,75 e 10. Na sequência, as crianças que forem premidas receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Inclusive, no ano passado, teve aluno da escola que conquistou medalha de ouro . "Só temos pontos positivos a respeito do desenvolvimento deste trabalho", complementa.

A professora explica ainda que, desde o início do ano, o conteúdo que integra o projeto de astronomia é desenvolvido em sala de aula. “Além do conteúdo atual, sempre revemos provas anteriores, buscamos assuntos atuais, temas diferentes”, detalha.

Por fim, ela conta que quanto mais o tema é trabalhado, mais aguça a curiosidade das crianças. “Sempre querem saber muito sobre vidas em outros planetas, a chegada dos astronautas no espaço, enfim. Os alunos passam a ter consciência que tudo que está longe, pode ter acontecido”, pontua, acrescentando que nos anos seguintes, já na rede estadual, podem continuar participando da olimpíada e aprimorando o conhecimento.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.