Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aos 91 anos, morre o 'construtor' do rádio Ciro Martins

Rogério Mative

Em 01/06/2019 às 17:42

Por mais de 75 anos, Ciro Martins foi responsável pela instalação e manutenção de dezenas de transmissores em várias cidades

(Foto: Arquivo/Altino Correia)

Autodidata, estudioso e um dos maiores conhecedores do rádio: o "construtor" da radiofonia no Interior do Estado de São Paulo, Ciro Martins faleceu na tarde deste sábado (1º), aos 91 anos, em Presidente Prudente. O corpo será velado na Casa de Velórios Interplan.

Conhecido no rádio por suas complexas engenharias, Martins iniciou sua paixão pela comunicação em um serviço de alto-falantes de Tupã no dia 12 de julho de 1941, aos 14 anos. Concidentemente, ele completaria 92 anos no próximo mês, na mesma data.

"É muito triste a notícia do falecimento do nosso amigo Ciro Martins. Homem respeitado e admirado por todos do rádio. Particularmente, tive a satisfação de conviver com seu Ciro nos tempos da Difusora, quando ele dava assistência nos transmissores da rádio. Uma grande perda. Deixará saudades", lamenta o radialista e compositor Antônio Soares.

Amigo dos grandes conselhos

Ciro Martins é descrito pelos companheiros de rádio como pessoa simples e querida por todos. "Ele cumpriu com galhardia e integridade seu tempo. Não tinha inimizades, era querido por todos. Quer mais que isso? Luz que brilhará sempre", descreve o radialista e jornalista Osvaldo Torino, um dos grandes amigos de Martins, com o qual passava horas discutindo assuntos diversos, de política à ciência.

"Sempre dando aprendizado e amor. Um dos homens mais maravilhosos que convivi e trabalhei. Ainda jovem, decorou metade de um dicionário. No sistema de semáforos, era o único a dar manutenção. Um gênio do Oeste Paulista. Morre com ele uma história da cidade, da radiofonia e sua importância", relembra o jornalista Reinaldo Ruas, que trabalhou com Martins nas décadas de 90 e 2000.

Companheiro de profissão, o técnico em radiodifusão Ariovaldo José Dias Lobrito realça a sabedoria de Martins. "Um grande técnico, um grande amigo de grande caráter. Pessoa que só deixou boas lembranças", fala.

"Longas conversas, passávamos o tempo discutindo vários assuntos. Tive o prazer de conhecer e praticar eletrônica e discutir radiodifusão junto com ele. Ciro era querido em todo lugar. Com toda sua simplicidade, ele era de uma sabedoria tremenda, que a gente sempre respeitou. Vai ficar na história", complementa.

Trajetória no rádio

Por mais de 75 anos, Ciro Martins foi responsável pela instalação e manutenção de dezenas de transmissores em várias cidades. Esteve à frente da implantação dos equipamentos das rádios Clube de Marília e Clube de Tupã, onde também foi operador de som, locutor e técnico.

Reprodução: Arquivo Pessoal


Em 1944 fez um curso por correspondência na Argentina, e com a aprovação obtida passou a dar assistência técnica às Emissoras Coligadas - uma das maiores redes de rádios existentes no país.

Porém, foi em Presidente Prudente, a partir de 1957, que Ciro Martins ficou marcado por sua contribuição ao rádio. Na capital do Oeste Paulista, prestou serviços para as rádios Prudente AM, Difusora AM e, por último e de forma mais extensa, na Rádio Comercial AM. Nesta última, construiu a "mesa de operações", com direito a mapa, além de contribuir ativamente para a implantação do Museu do Rádio idealizado por Nilton Mescoloti, que faleceu este ano.

Martins também foi o responsável, por anos, pelo sistema de semáforos da cidade e operador de áudio da Câmara Municipal, pela qual se aposentou como servidor público.

Martins (à esquerda) durante sessão na Câmara | Arquivo/AI

 

Nascido no distrito de São João Batista, em Bocaina, ele recebeu o título de "Cidadão Prudentino" no ano de 1997 por meio de projeto do ex-vereador e radialista Ananias Pinheiro.

Reprodução: Arquivo Pessoal



Estudioso

Ciro Martins teve pouco estudo na infância e adolescência. Mas, sua vontade de aprender foi maior. Por esforço próprio, aprendeu a engenharia do rádio.

Foi um dos fundadores e membro ativo da Ordem Rosacruz em Prudente - organização mística, filosófica e cultural voltada ao despertar dos poderes criativos do ser humano.

Recentemente, Ciro Martins foi um dos entrevistados do programa "Memória Prudentina", apresentado pelo diretor de comunicação da Câmara Municipal, Maycon Morano.



Velório

O corpo de Ciro Martins será velado na Casa de Velórios Interplan, que fica na Avenida da Saudade, 1471. O sepultamento está marcado para as 16h desse domingo (2), no Cemitério São João Batista.

Martins deixa esposa e filhos.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.