Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Área de Proteção Ambiental do Timburi é criada em Prudente

Da Redação

Em 18/03/2019 às 20:57

Finalidade da APA do Timburi é proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade

(Foto: Cedida/Maycon Morano/AI)

Após dois anos de reuniões, leis aprovadas e a possibilidade da implantação de um Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - CGR no bairro rural do Timburi, em Presidente Prudente, o local foi definitivamente protegido e se tornou uma Área de Proteção Ambiental (APA).

A Lei Complementar Nº 235, de autoria do prefeito Nelson Bugalho (PTB) foi simbolicamente assinada na manhã desse domingo (17) em ato ao lado da capela do bairro rural. Mesmo local onde, em 1º de abril de 2017, a Câmara Municipal promulgou duas leis que protegem o solo do município.

A reunião, que foi seguida de um almoço, também contou com a presença de moradores do bairro, vereadores e representantes da Prefeitura. Também esteve presente o procurador da República Luiz Roberto Gomes; o presidente da Associação de Moradores e amigos do Timburi, Valdinei Mauro Marques; o pecuarista José Hilário Pasquini; e o professor da Unesp, Raul Guimarães.

A finalidade da APA do Timburi é proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso de seus recursos naturais.

Fica vedado, no interior da APA do Timburi, o exercício de atividades efetivas ou potencialmente degradadoras do meio ambiente, tais como: implantação e o funcionamento de indústrias potencialmente poluidoras; instalação de empreendimentos comerciais e de serviços potencialmente causadores de significativo impacto ambiental local.

Também estão proibidos empreendimentos que envolvam a disposição de resíduos sólidos e de efluentes não tratados, assim como aterros sanitários e unidades de gerenciamento de resíduos; armazenamento, transporte e distribuição de produtos perigosos; e a construção de cemitérios e de linhas de transmissão e subestações associadas".

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.