Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Arrastão contra dengue revela cenário preocupante em Prudente

Da Redação

Em 25/05/2019 às 15:10

Lixo orgânico descartado de forma irregular e recipientes foram encontrados durante o arrastão

(Foto: Secom)

Cenário preocupante. Foi o que revelou a conclusão dos trabalhos realizados durante o arrastão na área 4 de Presidente Prudente, que teve como principal objetivo eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Apesar da epidemia que assola a cidade, 27 caminhões de lixo foram retirados de casas visitadas neste sábado (25).

Além de mais de 50 pontos de descarte de lixo irregular praticado pela população em todo município, agentes da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) encontraram em residências de apenas cinco bairros todo tipo de lixo. Ao todo, foram recolhidos 27 caminhões abarrotados.



Com apoio de voluntários e de 40 atiradores do Tiro de Guerra 02-063, o arrastão foi realizado nos bairros Parque Alvorada, Itapura, Itapura II, Conjunto Habitacional José Reis e Jardim Marisa. A área já registrou duas mortes por dengue neste ano, além de acumular o maior número de casos da doença.

Preocupante

De acordo com a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, o cenário encontrado durante o arrastão foi preocupante. "Até mesmo por se tratar de uma área já trabalhada no Bloqueio de Controle de Criadouros", diz.

"Muito lixo orgânico descartado de forma irregular, sendo que temos a coleta, e recipientes. Além disso, os munícipes têm também a opção de ligar no Cata Treco para recolhimento de móveis", pontua.



Durante o arrastão, os agentes estiveram acompanhados por atiradores nas visitas. Juntamente com os moradores, foi apontado todo recipiente que poderia acumular água e servir como criadouro do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Diante do cenário encontrado, a VEM comunica que o trabalho será concluído durante a próxima semana.

Casos de dengue

Nesta semana, foram confirmados mais 90 casos de dengue na cidade, elevando o total para 1.085 registros em apenas cinco meses. Há duas mortes, além de quase 5 mil notificações de suspeitas da doença.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.