Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Arrecadação com taxa de iluminação é alvo de cobrança em Prudente

Rogério Mative

Em 13/09/2019 às 16:30

Em levantamento realizado pelo Portal, foram constatados 134 postes com lâmpadas queimadas em oito vias de Prudente

(Foto: Rogério Mative/Portal)

Mais uma vez, a qualidade dos serviços prestados e os valores arrecadados com a taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP) são alvo de questionamentos na Câmara Municipal de Presidente Prudente.

Em requerimento aprovado nesta semana, o presidente do Legislativo, Demerson Dias (PSB), cobra da Prefeitura dados sobre os valores arrecadados com a taxa e as despesas efetuadas, mês a mês, de janeiro de 2018 até agosto de 2019, "com os documentos que comprovem a arrecadação e as despesas".

Dias quer saber ainda quantos pontos de arrecadação possui o município para a cobrança da CIP, cópia do contrato firmado com a empresa Energisa para a cobrança da taxa na conta de consumo de energia elétrica e qual o gasto com este contratado até o momento.

Ele pede também todo o processo administrativo, licitação e contrato firmado entre o município e a empresa que realiza o serviço de manutenção e substituição de lâmpadas da iluminação pública, detalhando em separado cada um dos serviços.

Por último, o vereador questiona qual o argumento jurídico utilizado pela Prefeitura para cobrar a taxa de iluminação de terrenos sem edificação no carnê do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU), "já que tal cobrança foi revogada pela Lei 9.668/2018".

Quer lâmpadas de LED

Já o parlamentar Willian Leite (PPS), ex-líder do governo, cobra a substituição de lâmpadas convencionais por modelos de LED em toda extensão das avenidas Coronel José Soares Marcondes e Manoel Goulart.

"Além da economia, as lâmpadas de Led proporcionam melhor luminosidade, gerando a sensação de segurança e possuem mais tempo de vida útil, fato que evitará a troca constante de lâmpadas sem condições", pontua.

Lâmpadas queimadas e vias no escuro

Em recente levantamento realizado pelo Portal, oito ruas e avenidas da capital do Oeste Paulista apresentaram problemas em postes de iluminação.

As vias campeãs em problemas são a Rodovia/Avenida Raimundo Maiolini, do Distrito de Montalvão até o Residencial Tapajós, e a Avenida Manoel Goulart, com 21 e 29 lâmpadas queimadas, respectivamente.

Em seguida, estão as avenidas Coronel José Soares Marcondes, com 20 postes sem luz, e Washington Luís, com 19 apagados. Vias importantes de ligação, a Avenida Alberto Bonfiglioli - no trecho da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) até o Ana Jacinta - e a Rua Alvino Gomes Teixeira também apresentam problemas: 16 e 17, respectivamente.

Em todo trecho percorrido pela reportagem, foram constatados 134 postes com lâmpadas queimadas.

Dinheiro sobrando

Exatos R$ 360.037,00. Este é o valor que sobra todo mês aos cofres municipais como superávit na arrecadação da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.