Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Associação de Prudente realiza live em homenagem ao Dia dos Surdos

Da Redação

Em 25/09/2020 às 09:45

Evento contará histórias, experiências e benefícios para comunidade surda

(Foto: Arquivo/AI)

Neste sábado (26), a partir das 20h, a Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente “Dorvalino Paixão” (Asspp) realiza uma live em homenagem ao Dia Nacional e Municipal dos Surdos, celebrado anualmente na mesma data.

A ideia da entidade é contar as histórias dos surdos no Brasil e em Presidente Prudente, além da trajetória da associação, a experiência de um surdo no cotidiano e no mercado de trabalho, bem como de benefícios disponíveis para a comunidade surda, como descontos de impostos para aquisição de veículos.

Participarão do evento, Flávio Gonçalves, acadêmico de Pedagogia, contando a História dos Surdos no Brasil; Maria Durcele Mariz Vilhalba, com a História dos Surdos de Presidente Prudente; Carlos Ivan Gonçalves Vilhalba, sobre a trajetória da Asspp; Maria Darcy Mariz Morano, sobre benefícios aos surdos para aquisição de veículos, como isenção de tributos; e Fernando Rosalis, com a experiência de um surdo.

A ação será traduzida aos ouvintes e interpretada para os surdos pelos intérpretes Lucinete Gonçalves, Cláudia Adriana Spindola, Miriã Moraes, Paula Emilia Scruph Hummer e Alan Silva; a Mediadora será Fernanda de Jesus Diamante; e a técnica, a intérprete Isabela Marinho.

Esta data é celebrada anualmente pela associação com um churrasco de confraternização entre surdos e a comunidade local. O ato foi cancelado por conta da pandemia do coronavírus.

Leis 

Em Presidente Prudente, a data é celebrada por meio da Lei Municipal N° 6.076/2003, que instituiu o “Dia Municipal dos Surdos”. No Brasil, a data comemorativa foi instituída por meio da Lei Nº 11.796, de 2008. 

Além disso, a Lei Nº 10.436/2.002 foi um marco importante para a comunidade surda brasileira, ao reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e determinar o apoio na sua difusão e uso pelo poder público.

Censo

Os surdos constituem 3,2% da população, ou seja, aproximadamente 5,8 milhões de brasileiros. De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, compilado na Base de Dados da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, a Região Administrativa de Presidente Prudente registrava, na época, 10.609 pessoas com deficiência auditiva, sendo 2.065 na capital regional.

A associação

A Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região “Dorvalino Paixão” é uma entidade de caráter cultural, educacional e social, sem fins lucrativos, criada em abril de 2016. A associação foi idealizada com o objetivo de auxiliar seus associados e cobrar da sociedade o cumprimento de legislações já existentes.

Serviço

A transmissão ao vivo será pelo canal da associação no YouTube, por meio do link: www.youtube.com/channel/UCnEwP1A4lA0A-a5i0PaaEJg. A busca do canal pode ser feita pelo nome “ASSPP Presidente Prudente e região”.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.