Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Audiência é proposta para debater situação do transporte coletivo

Rogério Mative

Em 03/02/2020 às 09:30

Vereador cita abandono do terminal central e cita ainda a falta de integração de linhas

(Foto: Rogério Mative)

Alvo constante de reclamações da população nos quatro cantos da cidade, o transporte coletivo prestado pela empresa Prudente Urbano pode ser debatido em audiência pública. A proposta assinada pelo vereador Izaque Silva (PSDB) será votada durante a sessão ordinária desta segunda-feira (3), na Câmara Municipal de Presidente Prudente.

De acordo com o parlamentar, os usuários sofrem com horários que foram reduzidos "de forma abrupta, gerando graves prejuízos e desconforto a população prudentina que paga um preço caro, sem a justa e devida contrapartida da concessionaria".

Ele aponta ainda veículos de "idade avançada" em sua maior parte tornando-se "verdadeiras latas humanas de passageiros"; falta de investimentos em novos carros; constantes atrasos nos itinerários; plataformas de embarque de cadeirantes quebradas; coberturas de pontos que não dão proteção ao usuário contra sol e chuva.

Ônibus da Prudente Urbano pegou fogo no mês passado | Foto: Redes Sociais


Izaque Silva cita ainda a falta de integração de linhas por meio dos terminais urbanos localizados em quatro pontos da cidade. "Que perderam sua essência e que hoje são meramente obras de lembrança de promessas não cumpridas", cita.

"A crueldade de incontáveis linhas do transporte público com ausência de pontos de embarque de passageiros com assentos e cobertura, lesando os idosos, gestantes, crianças de colo e suas mamães, portadores de necessidades especiais entre outros. Uma estaca simplesmente é o referencial da parada do coletivo, e até um caso surreal, onde um hidrante público na zona leste é o ponto de embarque, e que serve de assento desconfortável para, é claro, um usuário", pontua.

Para ele, o caminho é a "gradativa e necessária" renovação da frota, aumento do número de linhas, novos pontos, aumento de veículos com acessibilidade, além da presença de ar-condicionado em pelo menos 25% dos veículos.

Falta de manutenção é apontada pelo vereador | Foto: Rogério Mative

"Em Presidente Prudente, o que se nota é claramente um tímido e ineficaz serviço de transporte público de passageiros, comparado com o custo alto da passagem sem a contrapartida justa, eficaz e responsável da concessionaria do transporte", reforça.

Trânsito caótico

A audiência, caso seja aprovada, também debaterá a implantação do Plano de Mobilidade Urbana em Prudente.

O tucano cita a necessidade de debater e buscar solução para problemas como: regularização de espaços para estacionamento e de carga e descarga na área central; implantação do sistema "Onda Verde" nos semáforos da cidade; excesso de faixas amarelas, entre outros.

Por último, ele pede a criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e de Transporte Coletivo. O órgão teria participação de representantes da Prefeitura, Câmara, entidades e representantes da sociedade civil.

Serão convidados

Para a audiência, serão convidados representantes do Ministério Público, OAB, Polícia Militar, Prudente Urbano, entidades assistenciais, sindicatos, além de secretários municipais. A partipação da população será aberta.

A audiência deve ser realizada até março.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.