Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Bispo autoriza abertura de igrejas com 'responsabilidade' e adequações

ROGÉRIO MATIVE

Em 30/05/2020 às 09:25

Haverá a proibição da entrada de pessoas com sintomas de gripe ou aquelas que integram grupos de risco

(Foto: Arquivo/AI)

Após 72 dias sem celebrações com público, as missas poderão ser retomadas com restrições e adequações. É o que determina o bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos ao publicar decreto autorizando a retomada das atividades nas paróquias "com responsabilidade".

A medida é tomada após a flexibilização da quarentena decretada pelos governos Estadual e Municipal, que terá validade a partir de segunda-feira (1º).

Adequações e restrições

Como forma de evitar a proliferação do coronavírus, as igrejas poderão celebrar missas com ocupação máxima de 40% da capacidade do espaço. Também deverão manter o distanciamento de 2 metros entre os fiéis; disponibilização de álcool 70% nas áreas de acesso e uso obrigatório de máscaras.

Haverá a proibição da entrada de pessoas com sintomas de gripe ou aquelas que integram grupos de risco. "Todas as igrejas precisarão se adequar para fazer a reabertura", diz o bispo.

"Salientamos, para que as celebrações com a presença dos fiéis sejam retomadas com responsabilidade, no exercício de nossa missão de pastor", pontua Dom Benedito.

As missas não poderão ultrapassar o tempo máximo de 1h30 de duração. Os bancos devem estar demarcados para evitar aglomerações e as ofertas serão depositadas durante a entrada ou saída dos fiéis em locais apropriados e fixos.

Não será permitida a distribuição de folhetos de canto ou do ato litúrgico, como também de envelopes e ou santinhos de oração. "Oriente, e que todos saibam, que deve haver ausência de contato físico entre as pessoas, como cumprimentos com abraços, aperto de mãos, etc", diz o bispo.

"Recomenda-se que todos os que pertencem ao grupo de risco, como idosos, hipertensos, diabéticos, e gestantes permaneçam em casa. Os clérigos que pertencerem a esse grupo tenham os cuidados devidos e ponderem, com prudência, a conveniência da sua exposição nas ações litúrgicas e outros atendimentos pastorais", fala.

Eucaristia

Os fiéis devem receber a comunhão - hóstia-  nas mãos, continuando a suspensão de entrega na boca. Antes e depois da distribuição da eucaristia, os ministros e padres devem higienizar as mãos com álcool gel 70%.

"[Que] Haja higienização nos lugares aos quais as pessoas utilizaram, assim também o faça com os objetos litúrgicos após as celebrações", define. Bebedouros, independente do modelo, devem permanecer lacrados.

Transmissões ao vivo

De acordo com o bispo, as transmissões ao vivo das celebrações pelas redes sociais devem seguir, ao menos, uma vez por semana. "Tendo em vista aqueles fiéis que estão impedidos de participarem presencialmente da Santa Missa".

Dom Benedito adianta que continuam suspensas as procissões e outras devoções públicas externas.

"Quanto s solenidade de Corpus Christi, a realizar-se no próximo dia 11 de junho, cada paróquia celebre a missa solene, com transmissão via redes sociais; aconselho, após a missa, faça, num veículo aberto, uma carreata com o Santíssimo Sacramento devidamente exposto no ostensório pelas vias do território paroquial. Sugerimos, a critério de cada paróquia, neste dia arrecadar alimentos e materiais de limpeza para distribuir às famílias necessitadas e entidades sociais".

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.