Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Bragato erra previsão e Prudente segue na fase 'laranja'

ROGÉRIO MATIVE

Em 31/07/2020 às 15:39

Comércio de Prudente segue na fase laranja; decreto vale até 10 de agosto

(Foto: Arquivo/Secom)

Apesar de ver os números de novos casos e de mortes provocados pelo coronavírus dispararem nas últimas semanas, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) chegou a cravar recentemente que a região de Presidente Prudente passaria da fase 'laranja' para a 'amarela' nesta sexta-feira (31). Contudo, o governo estadual manteve o Oeste Paulista no mesmo patamar do plano de flexibilização da quarentena.

Desta forma, Prudente segue na fase 'laranja' até o dia 10 de agosto, como foi previsto por decretos estadual e municipal. Caso, até lá, os números sofram melhora, a região poderá passar para a 'amarela' e permanecerá nela por mais 28 dias até almejar a fase verde, classificada como a mais flexível ao comércio, bares e restaurantes.

Previsão furada

Nesta semana, Bragato - que é do mesmo partido do governador João Doria - cravou a mudança de fase em pronunciamento nas redes sociais, que foi replicado por parte da imprensa.

Reprodução/Facebook

Nele, o tucano diz que a região "vai caminhar para a fase amarela porque os índices tanto de internação na UTI como na enfermaria significa que nós estamos abaixo da linha estabelecida pelo governo. Claro que o governo do Estado tem acelerado esse processo e com isso abrir praticamente todas as atividades na área econômica com critérios de definição técnica. Quero dizer que estamos caminhando para uma mudança a partir do dia 31 naquilo que se chama Plano São Paulo do governador João Doria".

Os números atualizados

De acordo com os indicadores divulgados pelo Estado, nesta sexta, a região de Prudente possui classificação verde para ocupação de leitos de UTI, em 70,5% (após mudança no corte), e leitos para pacientes com covid-19 para cada 100 mil habitantes, que está em 9,0.



Em relação ao número de casos, classificação amarela apontando taxa de 1,28; e laranja para os casos de internações e de óbitos.

É o conjunto destes dados que mantém a região na fase atual, a laranja.

Isso quer dizer que, atualmente, o Oeste Paulista está em uma zona intermediária podendo regredir ou passar de fase a qualquer momento dependendo da mudança do cenário.



Na prática....

Na prática, os números não batem com a realidade enfrentada por pacientes com suspeitas de coronavírus. Nesta semana, o Portal recebeu o relato de uma família que lutava para tirar uma enfermeira aposentada, 67 anos, da UPA do Guanabara e transferi-la para um hospital diante do quadro grave.

Após dois dias de espera, a idosa - que é hipertensa, diabética e cardíaca -, conseguiu vaga no Hospital Municipal de Regente Feijó diante da falta de leitos no Hospital Regional de Prudente e na Santa Casa de Misericórdia, que começou a dar prioridade aos pacientes que já possuem a confirmação para a doença.

Mortes em alta

Nos últimos oito dias, a cidade de Prudente registra novas mortes pelo coronavírus. Já são 46 óbitos desde o início da pandemia, além de 1.829 infectados. Atualmente, 69 pessoas seguem internadas, sendo que 20 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Em toda a região, já são 4.655 registros positivos e 143 mortes. Os números devem aumentar nos próximos dias diante do represamento de resultados com a demora dos laboratórios em analisarem os exames.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.