Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Caixas d’água precisam ser limpas a cada seis meses

Da Redação

Em 21/06/2019 às 19:04

Para as caixas de grande porte, como as de condomínios, a recomendação é que busque serviço profissional.

(Foto: Arquivo)


Quando chega ao imóvel, a água é potável, livre de micro-organismos nocivos, segundo as empresas responsáveis pelo abastecimento. Porém, é essencial que a caixa d’água esteja limpa para que ela não seja contaminada e fique imprópria para consumo, colocando em risco a saúde de quem a utiliza.

 A caixa, por exemplo, deve ser lavada a cada seis meses e fazer a limpeza não é tão complicado. O próprio morador pode fazer isso, mas ele deve tomar cuidado com a segurança, pois em muitos casos as caixas d’água estão em local de difícil acesso ou com risco de queda.

Para as caixas de grande porte, como as de condomínios, a recomendação é que busque serviço profissional.

A limpeza não pode ser feita com escovas de aço, palha de aço, vassoura e assemelhados. Deve-se utilizar somente água sanitária na proporção recomendada e nunca usar detergentes, removedor, sabão ou outros produtos químicos.

Outro ponto muito importante é manter a caixa bem tampada, para que não entrem insetos, sujeira ou mesmo animais pequenos. Isso evita a transmissão de doenças e a necessidade de limpeza extra.

Como fazer a limpeza

Feche o registro ou prenda a boia;

Limpe primeiro a tampa e remova-a;

Mantendo um palmo de água no fundo e com saída tampada para evitar que a sujeira escoe pelo ralo, lave o interior da caixa com um pano úmido. Caso ela seja de fibrocimento, substitua o pano por uma escova de fibra vegetal ou de cerdas de plástico. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.

Retire a água da limpeza e a sujeira utilizando pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com um pano limpo;

Quando a caixa estiver seca e com a saída ainda fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione 2 litros de água sanitária (esta proporção é para uma caixa-d’água de 1.000 litros);

Deixe essa solução desinfetante repousar por duas horas. Com a ajuda de balde ou caneca de plástico, utilize-a para molhar as paredes internas da caixa e da tampa, incluindo as bordas. Faça isso a cada meia hora até completar duas horas;

Após duas horas, abra a saída e esvazie a caixa. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa.

Depois de abrir o registro ou soltar a boia, use a primeira água para lavar banheiro ou pisos.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.