Rogério Mative
Em 07/08/2019 às 17:43
Inutilizada, a linha férrea que corta a cidade serve como abrigo a moradores de rua e ponto de uso e tráfico de drogas
(Foto: Rogério Mative)
Abandonada por quem deveria cuidar, sem passageiros ou cargas para transportar. Inutilizada, a linha férrea que corta a cidade de Presidente Prudente, atualmente, serve como abrigo a moradores de rua e ponto de uso e tráfico de drogas. Porém, o cenário pode ser modificado com a implantação do transporte urbano ferroviário.
A ideia é retomada novamente, agora, pela Câmara Municipal após sugestão encaminhada pelo diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Wadir Olivetti Junior, que aponta a possibilidade da instalação de veículo leve sobre trilho para aproveitamento da malha férrea existente no município visando oferecer uma alternativa de aproveitamento do equipamento, além de uma nova e barata opção de transporte público.
Desta forma, o Legislativo pede ao prefeito Nelson Bugalho (PTB) e ao presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal) e prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran Gonçalez, providências para a realização de estudos técnicos sobre a viabilidade da instalação de algum modelo de transporte público "econômico, silencioso e barato".
O pedido foi realizado por meio de requerimento assinado por todos os vereadores e aprovado na última segunda-feira (5).
Não é a primeira vez
Em 2012, o então vereador Clóvis Lima apresentou proposta para viabilizar o transporte de passageiros através do projeto conhecido como “Trem de Superfície”. A ideia era a interligação de ramais aos pontos de grande concentração urbana, como os bairros contemplados com os conjuntos habitacionais populares.
Na ocasião, o projeto foi apresentado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), contudo, não prosperou.
Um pouco antes, em 2008, o então deputado federal Talmir Rodrigues indicou ao governo federal o pedido de implantação de um trem-bala ligando a capital do Estado a Presidente Prudente.
No documento encaminhado ao Ministério dos Transportes, Rodrigues apontou que a operação do trem de alta velocidade poderia ser viabilizada em boa parte das linhas e da infra-estrutura ferroviária já implantadas, permitindo redução do custo.
Outras soluções
Em Assis, conforme publicou o Portal, a cidade de Assis, a 130 quilômetros de Prudente, implantou um terminal urbano na antiga estação.
No local, desde o ano passado, ocorre o embarque e desembarque de passageiros, a passagem de ônibus às margens dos trilhos e o livre trânsito de pessoas sobre os trilhos que cortam a cidade, com direito a praça ao lado.
O feito foi possível após a formulação de um decreto municipal que culminou em acordo com a Rumo para a liberação de um trecho de 1,5 Km. Para tal, houve a mobilização do Executivo, Câmara Municipal e deputados da região.
Para receber os passageiros e possibilitar a circulação de veículos, foi realizada a nivelação do solo aos trilhos com um tipo de capa asfáltica a frio.
Conforme a Prefeitura de Assis, a única exigência foi não encobrir os trilhos, que devem ficar à mostra.
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