Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Campanha contra raiva tem início com meta de 22 mil doses

Da Redação

Em 29/07/2019 às 10:05

Vacinação anual é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da doença nas populações de cães e gatos

(Foto: Arquivo/Secom)

Com a meta de vacinar 22 mil animais, entre cães e gatos, tem início a Campanha de Vacinação Antirrábica em Presidente Prudente. Nesta segunda-feira (29), os trabalhos são concentrados em dois bairros.

Das 9h às 16h, agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão na Rua David Fioravante, defronte a Escola Municipal Vânia Maria Valentim Aquoti, no Jardim Balneário. Já no Jardim Bongiovani, a ação é realizada na praça localizada na Rua Donato Armelin,  proximidades do número 1.560.

A vacinação ocorrerá também durante toda a campanha na sede do CCZ. Neste local, será das 7h30 às 11h30 e das 14h às 16h.

Chipagem

Durante a campanha antirrábica, também será realizada a chipagem dos cães e coleta de sangue de alguns animais para que o CCZ avalie a situação de leishmaniose nos bairros de Prudente.

A orientação aos moradores da zona rural é que liguem para o CCZ por meio do telefone: 3905 4220. Aos tutores com mais de 10 animais, o pedido é que também agendem a visita domiciliar.

O CCZ orienta que a vacina antirrábica deve ser aplicada a partir dos três meses de idade, com reforços anuais. “Somente cães e gatos saudáveis devem ser vacinados, assim, animais com qualquer alteração clínica, por exemplo, diarreias, em tratamento ou convalescendo de doenças ou cirurgias devem aguardar a recuperação. Água e ração podem ser oferecidos normalmente antes e após a vacinação”, diz Maria Lúcia Matioli, gerente do CCZ.

Ela pontua ainda que, embora a raiva esteja controlada, a realização da vacinação anual é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da doença nas populações de cães e gatos e, por consequência, para o ser humano.

“Casos de acidente por mordedura ou arranhadura de cães e gatos, a pessoa deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima. É necessário identificar o animal agressor para que avalie seu histórico de vacinação, eventuais sinais clínicos, bem como a realização de observação conforme o caso”, orienta.

Por fim, a solicitação é que os cães sejam conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo, sendo que cães bravos, de qualquer raça, devem utilizar focinheira adequada. “Por sua vez, os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança. É importante que o proprietário do animal leve a carteirinha de vacinação”, acrescenta.

Serviço

O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Rua Presidente Castelo Branco, 93, Parque Castelo Branco.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.