Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ciro Martins é lembrado em homenagem póstuma na Câmara

Da Redação

Em 11/11/2019 às 13:38

Descerramento da placa contou com a presença da esposa Dona Rita, dos filhos Ciro Alvarenga e Cida Leonel, além da neta Isabela

(Foto: Cedida/Maycon Morano/AI)

Falecido neste ano, o "construtor" da radiofonia no Interior do Estado de São Paulo, Ciro Martins, teve seu nome imortalizado pela Câmara Municipal de Presidente Prudente.

Na semana passada, os vereadores descerraram a placa de denominação do local da técnica de som e da transmissão da TV Câmara, localizado nas galerias do Legislativo, como Espaço de Som e Imagem “Ciro Martins – O Construtor do Rádio”. “Seu Ciro”, como era chamado pelos colegas, faleceu no dia 1º de junho, aos 91 anos.

O descerramento da placa contou com a presença da esposa Dona Rita, dos filhos Ciro Alvarenga e Cida Leonel, além da neta Isabela.



O construtor do rádio

Autodidata, estudioso e um dos maiores conhecedores do rádio. Conhecido por suas complexas engenharias, Martins iniciou sua paixão pela comunicação em um serviço de alto-falantes de Tupã no dia 12 de julho de 1941, aos 14 anos. Concidentemente, ele completaria 92 anos no próximo mês, na mesma data.

Por mais de 75 anos, Ciro Martins foi responsável pela instalação e manutenção de dezenas de transmissores em várias cidades. Esteve à frente da implantação dos equipamentos das rádios Clube de Marília e Clube de Tupã, onde também foi operador de som, locutor e técnico.

Na capital do Oeste Paulista, prestou serviços para as rádios Prudente AM, Difusora AM e, por último e de forma mais extensa, na Rádio Comercial AM. Nesta última, construiu a "mesa de operações", com direito a mapa, além de contribuir ativamente para a implantação do Museu do Rádio idealizado por Nilton Mescoloti, que faleceu este ano.

Martins também foi o responsável, por anos, pelo sistema de semáforos da cidade e operador de áudio da Câmara Municipal, pela qual se aposentou como servidor público.

Estudioso

Ciro Martins teve pouco estudo na infância e adolescência. Mas, sua vontade de aprender foi maior. Por esforço próprio, aprendeu a engenharia do rádio.

Foi um dos fundadores e membro ativo da Ordem Rosacruz em Prudente - organização mística, filosófica e cultural voltada ao despertar dos poderes criativos do ser humano.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.