Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com 16 casos de leishmaniose, CCZ intensifica plantões em bairros de PP

Da Redação

Em 22/02/2019 às 17:55

CCZ vai fazer exames de animais cujos donos já foram avisados por meio de comunicados deixados nas residências

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Em menos de dois meses, 16 casos de Leishmaniose Visceral Canina foram registrados em Presidente Prudente. Diante do cenário, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promove plantã para realizar exames de sangue nos animais.  A ação será neste sábado (23), das 8h às 16h, na própria unidade, que está localizada na Rua Presidente Castelo Branco, 93.

Dos casos deste ano, são 15 autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. Apenas um é importado. Os bairros que tiveram o registro da doenção são: Jardim Cobral, Vila Verinha e Residencial Maré Mansa, com dois casos confirmados cada um.

Já nos seguintes bairros, houve uma confirmação :Residencial Funada, João Domingos Netto, Bongiovani, São Judas, Centro, Vila Marcondes, Jardim Prudentino,  Itapura 1, Residencial Monte Carlo e Jardim Aviação.

Plantão

Neste sábado, o CCZ vai fazer exames de animais cujos donos já foram avisados por meio de comunicados deixados nas residências. Quem não recebeu a notificação também pode levar o cão de estimação.

Desde o início deste mês, o CCZ realizou visitas de casa em casa nos parques Castelo Branco, Jabaquara e Primavera para a coleta de sangue dos animais. No momento da visita, muitos moradores não estavam em casa, e foram estes moradores que receberam o comunicado.

Segundo o médico veterinário João Henrique Arteiro de Carvalho Leite, os principais sintomas da leishmaniose visceral canina são o emagrecimento, as lesões na pele, as feridas que não cicatrizam, queda de pelo, crescimento exagerado das unhas, lesões na ponta das orelhas e ao redor dos olhos.

"Para combater a doença é necessário impedir a proliferação do mosquito palha, inseto transmissor da leishmaniose, com medidas simples como a limpeza dos quintais e imóveis, removendo folhas secas, frutas em decomposição, fezes de animais e lixo de forma geral, bem como a poda regular das árvores", diz.

Para a proteção individual dos cães recomenda-se o uso de coleiras repelentes.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.