Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com diagnóstico precoce, câncer de próstata tem chances de cura

Da Redação

Em 24/11/2020 às 15:54

Segundo o médico, o câncer de próstata não apresenta sintomas quando está na fase inicial

(Foto: Ilustração)

Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. O mês de novembro foi escolhido para lembrar a importância do diagnóstico precoce e despertar a conscientização sobre a realização anual de exames. 

Quem fala mais sobre a importância do movimento "Novembro Azul" é o urologista da Unimed Presidente Prudente, Ravísio Israel dos Santos Junior. “Nós, homens, também precisamos estar atentos a nossa saúde. Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o mais frequente. Por isso, é importante, anualmente, fazer um check-up e diagnosticar o tumor inicial”, destaca.

Segundo o médico, o câncer de próstata não apresenta sintomas quando está na fase inicial. Porém, se descoberto a tempo, “possui 90% de chances de cura”. Os principais sintomas, que aparecem já em fase avançada, são: dor ao urinar, dor óssea, vontade de urinar com maior frequência e sangue na urina ou esperma.

Foto: Arquivo Pessoal

“Por que vou ao médico se não estou sentindo nada? Porque o tumor é assintomático, por isso é necessário estabelecer uma rotina de exames, iniciando entre os 45 e 50 anos. O exame é simples, rápido e indolor, não dura mais que 15 segundos. E é complementado pelo PSA [análise de sangue que mede valores do antígeno prostático]. Quando alterados recomenda a realização de biópsia que dará a confirmação.”, expõe Ravísio.

Como o câncer de próstata é uma doença silenciosa, o urologista recomenda que homens que tenham histórico deste tipo de tumor na família, além de obesos e negros, iniciem os exames a partir dos 45 anos. 

“Se necessário tratamento, este poderá ser feito por meio de injeções, radioterapia ou cirurgia. E, mais uma vez, eu reforço: quanto antes descoberta a doença, maior a chance de cura”, completa o médico.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.