Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Confirmado segundo caso de leishmaniose em humano este ano

Da Redação

Em 09/07/2020 às 19:07

Folhas e outras matérias orgânicas que possam contribuir para proliferação do mosquito Palha

(Foto: Arquivo)

Um mês após a confirmação do primeiro caso, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) revelou o segundo registro positivo de leishmaniose visceral americana em humano na cidade de Presidente Prudente.

De acordo com boletim desta quinta-feira (9), trata-se de um senhor de 74 anos, morador do Jardim Itaipu.

Após a constatação do caso autóctone, ou seja, contraído na cidade, a VEM informa que já deu início à detecção da área, incluindo preparo das equipes para realização do manejo ambiental, borrifação e inquérito sorológico.

Cabe lembrar que entre os serviços, o manejo ambiental consiste em orientação aos moradores, em um perímetro de 17 quadras de onde o caso foi confirmado, para que efetuem a retirada de todo material em decomposição, como galhos, folhas e outras matérias orgânicas que possam contribuir para proliferação do mosquito Palha, transmissor da doença.

Durante a orientação, será combinada uma data para que o morador deposite o material na calçada, devidamente ensacado, para que a VEM recolha o mesmo.

Posteriormente ao manejo ambiental, será promovida a borrifação, cujo trabalho é agendado previamente, uma vez que é necessário adentrar ao imóvel para borrifar o inseticida na parte interna e externa da residência.

Coleta de sangue

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará o inquérito sorológico, cuja ação consiste na coleta de sangue de todos os animais que residem na casa em que houve a confirmação no humano para verificar se eles também têm a doença.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.