Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Curso promete ajudar empreendedor a fazer gestão financeira do negócio

Da Redação

Em 12/07/2019 às 12:14

Capacitação inclui acompanhamento de um consultor, segundo o Sebrae

(Foto: Arquivo)


A gestão financeira é um dos pontos que os empresários enfrentam as maiores dificuldades na hora de comandar o próprio negócio. E para auxiliar nesse desafio, o Sebrae de Presidente Prudente está com inscrições abertas para o curso "Mais Gestão Financeira", que será realizado no segundo semestre com o acompanhamento de um consultor.

O curso é semipresencial e utiliza a internet para a interação entre o participante e o consultor durante o processo de capacitação. “A dinâmica do curso foi pensada para facilitar essa interação. Muitos alegam falta de tempo, mas conseguimos mesclar encontros presenciais e pela internet para fazer esse acompanhamento. A partir de um diagnóstico, cada participante terá um plano feito sob medida”, destaca o consultor do Sebrae, Guilherme Soares da Silva.

A capacitação inclui quatro encontros coletivos presenciais, que serão realizados entre julho e novembro. O curso é dividido em três fases. A primeira inclui um workshop sobre gestão financeira e diagnósticos, além de consultoria individualizada por empresa.

Na fase de desenvolvimento, estão incluídas estratégias personalizadas, comunicação individual e coletiva pela internet, avaliação individual e aplicação na empresa. Na terceira fase serão feitas avaliações comparativas, narrativa de aplicação de projetos, técnicas e instrumentos e entrega do relatório final.

A programação do curso inclui ensinamentos sobre controles financeiros, capital de giro, projeções financeiras, custos e formação de preços, margem de contribuição e ponto de equilíbrio, indicadores de desempenho e planejamento orçamentário.

Dificuldades

Pesquisa sobre o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida mostra que o fechamento das empresas está relacionado à falta de planejamento prévio, de gestão empresarial e de comportamento empreendedor. Segundo o estudo, 50% dos entrevistados não determinaram o valor do lucro pretendido e 42% não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido.

Diante dessa falta de planejamento financeiro, a falta de capital ou lucro foi apontada pelos empresários como o principal motivo para o fechamento da empresa. “O empresário precisa se preparar e nunca descuidar da organização financeira da empresa. A vantagem desse curso é receber o acompanhamento de um especialista, do diagnóstico até a aplicação das estratégias”, alerta o consultor.

Serviço

As inscrições podem ser feitas no Sebrae de Prudente, localizado na Rua Major Felício Tarabay, 408, Centro; ou pelo telefone: (18) 3916-9050.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.