Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Curso realizado pela Unimed abre calendário anual para cooperados

Unimed Prudente

Em 20/03/2019 às 16:21

Dinâmica de grupo foi realizada durante o curso de Conselho de Administração

(Foto: Cedida/AI)

A Unimed de Presidente Prudente realizou, nos dias 15 e 16, o curso 'Conselho de Administração', ministrado pelo consultor técnico em cooperativismo do Sescoop/SP, Miguel Affonso Gentile.

"Nosso objetivo é levar ao conhecimento do cooperado, o que ele pode usar como instrumento para gestão da cooperativa, especialmente a transparência e compliance para evitar a riscos e melhorar a cooperativa", comenta Dauto Almeida Campos, que integra o Conselho de Educação Cooperativista da Unimed Prudente.

Para o consultor técnico em cooperativismo, Miguel Affonso Gentile, a missão foi capacitar os cooperados para a governança corporativa que é a principal ferramenta para o sucesso das empresas. "Quanto mais preparado o conselho de administração, melhor o atendimento aos anseios dos cooperados", explica Gentile.

A Resolução Normativa 433 dispõe sobre adoção de práticas mínimas de governança corporativa, com ênfase em controles internos e gestão de riscos, para fins de solvência das operadoras de plano de assistência à saúde.

"Importante o engajamento dos cooperados, especialmente nas ações do Núcleo de Desenvolvimento Humano, como cursos e treinamentos. A partir de 2020, para assumir cargos diretivos ou mesmo integrar os conselhos de administração, fiscal e técnico, o cooperado tem que ter formação mínima, em cursos como este que estávamos disponibilizando em parceria com o Sescoop. A Unimed Prudente já está adequada as normas da RN 433 e oferece oportunidade de qualificação para os futuros dirigentes”, diz a controller da Unimed Prudente, Isabel Rizo.

A cooperada Érica Fujita acredita que o principal é criar o entendimento que a cooperativa é de todos. "Todos somos donos e responsáveis pela cooperativa e todos esses processos estão sendo consolidados. As formações mínimas dos cooperados é uma delas. O reflexo disto está nos resultados da cooperativa", frisa Fujita.

Lorival de Matos Rodrigues, que integra o Conselho de Educação Cooperativista, fala que o curso é de extrema importância. "Quem dirige uma cooperativa do porte da Unimed Prudente precisa estar muito atento com todas as atitudes da diretoria executiva para que as decisões sejam de sucesso no futuro".

Durante o curso, Gentile realizou dinâmicas com os cooperados analisando o planejamento, organização, direção e avaliação dos resultados. "Não é somente apresentar conceitos e abordagens sobre a importância do Conselho de Administração, bem como suas funções, legislação e eficácia na estrutura da empresa, inclusive com visão ampla do órgão em todos os mercados: familiar, capital aberto e principalmente cooperativo. As dinâmicas apresentam situações corriqueiras nas cooperativas e que os cooperados, a partir dos conceitos apresentados, podem discutir formas de gerenciá-las e de atuar de acordo com a legislação, preservando a cooperativa", pontua. (Texto da Assessoria de Imprensa da Unimed Prudente)

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.