Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Desleixo da população abre ano com 73 notificações de dengue

Rogério Mative

Em 10/01/2020 às 17:35

Registros precoces da doença preocupam; bloqueios são realizados pela VEM

(Foto: Rogério Mative)

Mutirões realizados de ponta a ponta da cidade, alertas disparados em todos os órgãos de imprensa, vizinhos contaminados ou morrendo. Mesmo assim, o desleixo da população segue em alta em Presidente Prudente.

A falta de consciência na limpeza dos quintais e a "mania" de descartar lixo irregularmente em vários pontos da cidade já são responsáveis por 73 notificações de dengue em apenas 10 dias de 2020.

Além das notificações, a capital do Oeste Paulista soma os primeiros seis novos casos da doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypti, de acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), nesta sexta-feira (10).

A supervisora da VEM, Elaine Bertacco, pontua que os registros precoces da doença preocupam, uma vez que, segundo ela, as chuvas intensas e o calor frequente formam a combinação perfeita para proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

“Durante a realização do IB [Índice Breteau], os agentes têm encontrado muitos recipientes descartados de forma irregular, o que nos preocupa. Outra preocupação é que o Ministério da Saúde ainda não enviou inseticida e larvicida, ou seja, precisamos eliminar criadouros, é a única forma de acabarmos com a doença”, ressalta.

Ações em prática

A supervisora informa que, neste sábado (11), os agentes da VEM darão continuidade ao levantamento do Índice Breteau (IB).

Outras equipes realizarão o Bloqueio do Controle de Criadouros (BBC), cujo serviço consiste na visita casa a casa para apontar ao morador os locais que podem servir como criadouro do mosquito.

Dados de 2019

Sobre os dados referentes a 2019, Elaine Bertacco afirma que eles seguem sendo computados.

"Até o momento, a VEM registra 12.050 notificações e 7.607 casos positivos de dengue. Os números ainda podem aumentar", alerta.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.