| Presidente Prudente/SP

Dores musculares podem ser tratadas por meio da biomecânica

Da Redação

Em 08/11/2019 às 09:55

Conceito é aplicado no trabalho com o movimento do corpo humano, como na área esportiva ou na recuperação de limitações físicas

(Foto: Ilustração)

Área da biofísica que estuda como o corpo humano aplica a sua força na execução dos mais variados movimentos, e como as forças externas agem no nosso corpo, seja numa disputa esportiva, seja no simples ato de varrer uma calçada, a biomecânica pode ser aplicada no combate à dores físicas.

Para tal, entra a cinesiologia: que é compreender como essas forças atuam em procedimentos de tratamento, de modo que o desempenho humano possa ser melhorado e lesões adicionais possam ser prevenidas.

É o que explica o professor de Educação Física e pós-graduado em Biomecânica, João Angelo  Martins Alves. "Imagine que você tenha uma tendinite, uma inflamação em determinado músculo e esse músculo seja responsável  por fazer determinado movimento. Ou é responsável por você ficar em pé, por exemplo. O profissional tem que identificar qual o movimento está falho e, assim, poder arrumar a configuração para que o movimento se torne o mais ideal possível", cita o proprietário da Treinament, uma empresa especializada em consultoria fitness online.

Segundo ele, a cinesiologia precisa ser conhecida pelos profissionais de Educação Física e Fisioterapia. "É como construir uma casa sem engenheiro. Pode dar certo, mas também a casa pode cair na sua cabeça", compara.

Apesar de os primeiros estudos sobre biomecânica datarem da Antiguidade, somente agora, parece que esta ciência, de fato, começou a chamar a atenção e está se tornando uma tendência para aqueles que querem melhorar os resultados no trabalho com o movimento do corpo humano, como na área esportiva ou na recuperação de limitações físicas.

"O professor de educação física e o fisioterapeuta que têm bons conhecimentos nesta área podem resolver ou, pelo menos, minimizar problemas de dores, postura ou qualquer patologia que envolva o movimento inadequado do corpo humano", diz.

Curso prático

No dia 23 deste mês, será realizado um curso  prático de Biomecânica em Presidente Prudente, com a presença do professor André Martines de Albuquerque, de Curitiba (PR).

Referência nacional na área, ele é graduado em Educação Física, tem especialização em Ergonomia e é mestre em Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Paraná.

"A intenção [ao convidar o professor André] é despertar a percepção de que o profissional de Educação Física e de Fisioterapia precisam estar atentos às necessidades das pessoas que têm, cada vez mais, disfunções, problemas osteoarticulares e que essa ciência trabalha de forma bem explícita", argumenta Alves.

Como se trata de uma iniciativa de caráter prático, as vagas são limitadas e podem ser feitas por meio do site: www.treinament.com.

O curso dá direito a certificado de 8 horas.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Rua Catharina Venturim Peretti, 171

Mário Amato - Presidente Prudente-SP

Telefones: 18-3909 3629 | 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.