Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Em estado de alerta, Prudente salta para 7,8 mil casos de dengue

Da Redação

Em 30/10/2019 às 19:41

Exatos 261 exames aguardam resultados sobre possíveis novos casos de dengue

(Foto: Rogério Mative)

Com índices de infestação apontando para estado de alerta, a cidade de Presidente Prudente registra um salto de 5,9 mil para 7.984 mil casos de dengue neste ano. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM).

Os novos índices Breteau (IB) e de Infestação Predial (IIP) foram avaliados em 1,5 e 1,3, respectivamente, o que deixa a capital do Oeste Paulista em estado de alerta uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o número menor que 1 como tolerável, de 1 a 3,9 em situação de alerta e superior a 4 como risco de surto.

Já o IIP por áreas ficou da seguinte forma: 0,77 na área 7, compreendida por bairros como Humberto Salvador, Watal Ishibashi, João Domingos, Operária, Guanabara, entre outros; 0,84 na 4, como Furquim, Marcondes, Brasília, Cambuci e outros; e 0,95 na 2, como Cohab, Cecap, Monte Alto, Santa Paula, entre outros.

Ainda em relação ao índice de Infestação Predial por áreas, ficou constatado índice 1 na área 3, compreendida por bairros como Morumbi, Formosa, Esplanada, Vila Industrial e outros; 1,2 na 1, como Nova Prudente, Ana Jacinta, Nosaki, Florenza e outros; 2 na 5, como Regina, Estoril, São Judas, Aviação, Maristela, Santa Helena, Bosque e outros; e 2,89 na 6, como Maré Mansa, Cobral, Panorâmico, São Lucas, Eldorado e outros.

Mutirões ainda não surtiram efeito

“Estamos planejando e direcionando as ações com base no resultado do IIP. O que nos impressiona é resultado permanecer dessa forma mesmo com a realização de três mutirões para recolhimento de recipientes. Somente neste último [finalizado na semana passada], recolhemos mais de 222 toneladas”, informa Elaine Bertacco, supervisora da VEM.

Foto: Marcos Sanches/Secom

Mesmo após ter percorrido todos os bairros da cidade, Elaine conta que após o término dos mutirões, a VEM constatou locais com descarte irregular de materiais que podem servir para proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

“Notamos bairro que parecia que nunca havíamos feito nada. Precisamos mudar o comportamento junto à população. Temos coleta, Ecoponto, Cata-Treco, enfim. Não há motivo para descarte irregular. A situação é preocupante”, alerta.

Casos de dengue

Paralelo ao novo índice, a VEM atualizou o número de casos de dengue. Agora, Prudente registra 7.984 catalogações positivas. Deste total, 429 são importadas, ou seja, vindas de outros municípios, e as demais autóctones, contraídas na cidade.

Outros 261 exames aguardam resultados.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.