Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

ESFs de Prudente garantem nota máxima em avaliação nacional

Da Redação

Em 22/05/2019 às 21:17

Vistoria foi realizada in loco por agentes do Ministério da Saúde que avaliaram o processo de trabalho, a infraestrutura e a satisfação dos usuários

(Foto: Arquivo/Secom)

Responsáveis pela atenção básica à população, as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Presidente Prudente receberam nota máxima em avaliação realizada pelo Ministério da Saúde. Com o resultado, o município entra para uma pequena fatia nacional, formada por apenas 5% das unidades de todo país.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), foram avaliadas 20 equipes, sendo 18 ESFs e duas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Do total, 19 tiveram avaliação máxima - ‘ótimo’ -, e somente uma foi avaliada com a segunda melhor nota, sendo ‘muito bom’.

A vistoria foi realizada in loco por agentes do Ministério da Saúde que avaliaram o processo de trabalho, a infraestrutura e a satisfação dos usuários através de entrevistas individuais, além de indicadores de saúde informados pelo sistema e-SUS. A ação faz parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Em todo país, foram avaliadas 42.975 equipes. Do total, somente 2.209 obtiveram a nota máxima, o que coloca Prudente entre as 5% melhores equipes de Atenção Básica do Brasil.

Ajuda em boa hora

Com o resultado, será gerado recurso financeiro para o município de R$ 202.682,66 ao mês.

O montante será injetado para melhoria da qualidade na atenção básica prestada aos usuários. "Essa avaliação ampliou o recurso já recebido em cerca de R$ 44 mil ao mês. A maioria das equipes avaliadas teve recursos diminuídos. Já em relação a São Paulo, dentre as equipes avaliadas, somente 135 obtiveram a nota máxima, o que coloca a capital do Oeste Paulista entre as 2,7% melhores equipes do Estado", comemora o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto.

"Temos uma gestão e funcionários comprometidos com seu território e as famílias que fazem acompanhamento neste modelo de atenção. A ampliação do recurso financeiro possibilitará investir ainda mais na aquisição de equipamentos, na melhoria da estrutura física das unidades, entre outras necessidades", finaliza.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.