Da Redação
Em 24/07/2019 às 13:52
Entre as intervenções previstas estão duplicações, faixas adicionais e vias marginais
(Foto: Sérgio Andrade/AI)
O edital de concorrência internacional para concessão dolote Piracicaba – Panorama, a primeira concessão rodoviária do atual governo, foi lançado nesta quarta-feira (24) com previsão de investimentos em obras a serem realizadas ao longo de 30 anos de contrato. No total, são sete pontos de ampliação na região de Presidente Prudente.
Entre as intervenções previstas estão duplicações, faixas adicionais e vias marginais.
O projeto prevê, ainda, que a cada quatro anos sejam realizadas revisões que possam adequar novos investimentos nas pistas.
Assim, poderão ser antecipados ou feitos novos investimentos, como duplicações e faixas adicionais de acordo com a avaliação de novas demandas.
Duplicações e faixas adcionais serão implantadas na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), do| km 493,5 (Pompéia) ao km 560 (Parapuã), além do km 560 (Parapuã) ao km 685 (Panorama).
Os serviços também devem ser realizados na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), do km 374,5 (Parapuã) ao km 429 (Martinópolis), e na Rodovia Manilio Gobbi/José Gagliardi/Homero Severo Lins (SP-284), no km 447 (Assis) ao km 474,5 (Paraguaçu Paulista), km 474,5 (Paraguaçu Paulista) ao km 520 (Rancharia) e km 520 (Rancharia) ao km 550,5 (Martinópolis). Ainda será implantada via marginal no trecho da SP-294, do km 645 ao km 648,5 (Dracena).
A versão oficial do edital estará disponível para consulta a partir desta quinta-feira (25). As propostas serão apresentadas na sede da B3 em novembro. A previsão de assinatura do contrato e início da operação da nova concessionária é no primeiro semestre de 2020.
Possíveis pontos de pedágio
Estão previstas seis novas praças de pedágio na região: em Rancharia, no km 532 da Rodovia Prefeito Homero Severo Lins (SP-284); outras duas em Martinópolis, nos kms 400 e 434 da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425); em Tupi Paulista, em Santa Mercedes e em Lucélia, nos kms 665, 670 e 589, respectivamente, da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294).
Tarifas
Haverá desconto de 5% para os usuários do pagamento automático. Além disso, a grande inovação tarifária da nova concessão é o Desconto de Usuário Frequente (DUF), modelo inédito no Brasil e que vai beneficiar os motoristas que utilizam o trecho rodoviário com mais frequência, principalmente moradores de pequenas cidades que usam as rodovias quase que diariamente para acessar a rede de comércio e serviços de municípios vizinhos.
Serão beneficiados os usuários de veículos da categoria 1 (carros de passeio e veículos urbanos de carga). Dentro de um mês haverá descontos progressivos em cada passagem, conforme o sentido da viagem, até o limite de 30 viagens – no mês seguinte os descontos são iniciados novamente.
Na prática, cada passagem na praça de pedágio se torna mais barata dentro do mês e há casos em que a tarifa, na trigésima passagem, pode ter um desconto em torno de 90%. Os usuários frequentes poderão ter economias mensais significativas e, caso usem diariamente as vias, pagarão em média uma tarifa muito próxima ao trecho percorrido.
Inovações tecnológicas
A concessionária equipará as rodovias com Wi-fi dedicado (rede de dados sem fio) ao longo de toda a malha a fim de levar ao usuário informações sobre o sistema, atualizando-o, por exemplo, sobre a situação do trânsito, além de possibilitar o acionamento de socorro médico e mecânico. As rodovias serão totalmente monitoradas por câmeras inteligentes e haverá pesagem em movimento para a fiscalização de veículos.
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