Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Festival de Aprender tem oficinas, ateliês e vivências gratuitos em PP

Da Redação

Em 20/03/2019 às 10:22

Torneio que ocorre no domingo simula uma batalha campal com réplicas de combate

(Foto: Arquivo/Gladius Swordplay)

O Sesc Thermas de Presidente Prudente promove, sábado e domingo (23 e 24), a terceira edição do FestA! – Festival de Aprender. Nesse ano, o tema é Idade Média. Com atividades que vão desde robôs, carroças, castelos e batalhas campais, o público pode desfrutar de uma programação gratuita e acessível, que viaja no espaço-tempo por meio das artes e tecnologias.

O imaginário da época tem sido valorizado na cultura pop, em filmes, séries e jogos cujas narrativas remetem ao medieval. Sob esse olhar, o Sesc Thermas oferece atividades como a vivência de 'Tipografia em Prensa Antiga'.

Por meio dela, o público conhece e experimenta a técnica que deu origem à impressão de livros e jornais, empregando tipos móveis e uma prensa, semelhante à inventada por Gutenberg no final da Idade Média. A vivência ocorre nos dias 23 e 24, com turmas das 9h30 às 12h30, na área de convivência.

A 'Feira de Fazeres', por sua vez, traz os artistas Cristiano Barbosa (desenho), Diego Poke (escultura 3D), Shoiti Yajima (marcenaria medieval) e José Manuel Rodriguez (design de joias) para apresentarem técnicas e trabalhos que compõem os cursos livres do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA); dias 23 e 24, das 10h às 18h, no bosque.

Já a proposta da 'Carroçarama' é um pouco diferente. Sob o comando da Escola de Programação, Robótica e Eletrônica Yadaa, a vivência leva o público a uma divertida disputa com miniaturas de carroças medievais, atualizadas para modelos puxados por “cavalos robôs”, nos dias 23 e 24, a partir das 13h, no Quintal.

Já se imaginou diante de um castelo mutante? Essa é a ideia do ateliê coordenado pela 'Engenharia Lúdica'. Utilizando materiais diversos e objetos do cotidiano como baldes, bacias, garrafas plásticas, caixas de papelão e fitas adesivas coloridas, a atividade apresenta uma arquitetura “mutante”, remetendo à estrutura de um castelo com torres, passagem secretas e obstáculos.

Uma intervenção dinâmica e lúdica. Castelos Mutantes ocorre no sábado, das 13h às 14h30 e das 16h às 17h30, no quiosque.

No 'Portal dos Animais Fantásticos', os participantes são convidados a passar por um portal do tempo para alcançar o mundo dos animais fantásticos.

Algumas imagens dos bestiários medievais – manuscritos com a descrição e ilustração de animais, reais ou imaginários – estão dispostas nesta passagem. Entre de um jeito e saia de outro. No domingo, das 13h às 14h30 e das 16h às 17h30, no quiosque.

Tem também o bate-papo 'Música de Outrora, Música de Agora', com músicos do Taberna Folk e a oficina 'É Fácil Fazer um Castelo'.

Batalha

O FestA! ainda oferece uma oficina de 'Confecção de Espadas e Escudos Medievais', no sábado às 10h e às 14h, na qual os participantes produzem instrumentos de plástico e espuma a serem usados na atividade 'Swordplay – Batalha Campal com Espadas', um torneio que ocorre no domingo simulando uma batalha campal com réplicas de combate.

As práticas contam com distribuição de senhas no local, com 30 minutos de antecedência e variam sua classificação etária entre 7, 12 e 14 anos.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.