Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Infestação de pombos em praça será discutida por autoridades em PP

Rogério Mative

Em 03/05/2019 às 09:56

Em Prudente, lei municipal proíbe alimentação de pombos nas praças centrais da cidade

(Foto: Arquivo/Secom)

A presença em larga escala de pombos e as fezes deixadas por eles em toda a Praça Monsenhor Sarrion, área central de Presidente Prudente, serão alvo de debates entre autoridades no próximo dia 9, às 10h, na Câmara Municipal.

A reunião pública proposta pelo presidente do Legislativo, Demerson Dias (PSB), busca discutir uma solução para o problema que persiste na cidade. Atualmente, a Prefeitura realiza a lavagem diária do local, que pertence à Diocese de Prudente, onde está localizada a Catedral de São Sebastião.

"A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem realizando a lavagem por caminhão pipa da praça durante alguns dias da semana, mas mesmo assim o problema de acúmulo de fezes é constante e o risco à saúde pública é iminente", pontua.

Segundo Dias, a praça é considerada patrimônio cultural, porém de propriedade da Diocese. "Devendo, a mesma, em conjunto com ações do município, oferecer fim a essa grave questão ambiental e de saúde pública", diz.

Era uma praça

Descaracterizada, a Praça Monsenhor Sarrion já abrigou um jardim, coreto com espelho d'água e um ponto de ônibus comemorativo aos 50 anos da cidade. Atualmente, apenas o marco zero central persiste ao meio de piso asfaltado e carros estacionados.

Em 2015, a Justiça homologou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para preservar Praça Monsenhor Sarrion. Nele, o juiz Darci Lopes Beraldo impediu a colocação de quiosques ou material publicitário, instalação de equipamentos de som, além de determinar que o espaço livre da praça não poderá ser ocupado por motocicletas ou por qualquer outro tipo de veículo de modo a “obstaculizar a perfeita visualização do templo e de seus adornos, salvo nos horários e dias de festividades religiosas”.

Na época, Beraldo também exigiu a manutenção dos bancos existentes no local; muretas feitas com pedras; e a substituição do piso de asfalto com prioridade às pedras portuguesas.

Na mesa

Para a reunião, foram convidados o bispo Dom Benedito Gonçalves; o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella; secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto; gerente do Centro de Controle de Zoonoses, João Henrique Artero de Carvalho Leite; além da responsável pela Vigilância Sanitária, Valéria Monteiro Vendrame.

Também devem marcar presença membros da OAB, conselhos municipais de Meio Ambiente e Saúde, promotorias de Justiça do Meio Ambiente e de Saúde, além da Procuradoria Regional da República e Secretaria Municipal de Cultura.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.