Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Iniciada campanha de doação de órgãos e tecidos em Prudente

Da Redação

Em 16/09/2019 às 19:56

Abertura da campanha aconteceu na Unidade Básica de Saúde 'Cohabão'

(Foto: João Paulo Barbosa/Unoeste)

Aliviar a dor ou até salvar vidas por meio da doação de órgãos e tecidos. Em Presidente Prudente, uma campanha lançada nesse domingo (15) visa fomentar a prática deste gesto.

Até agosto deste ano, houve a captação de 22 córneas que vão para a Central de Transplantes do Estado, assim como ocorrem com as de outros municípios, para posterior distribuição.

Foram realizadas cinco captações de múltiplos órgãos, 34 transplantes de córneas e seis de rins, de acordo com dados do Banco de Olhos “Maria Sesti Barbosa”, instalado na Santa Casa de Misericórdia.

Iniciada nesta segunda-feira (16), a campanha segue até o dia 27 deste mês com ampla programação. A abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Otelo Milani Júnior”, mais conhecida como Cohabão.

A iniciativa dos voluntários que dirigem o Banco de Olhos envolve vários parceiros e apoiadores, que vão distribuir panfletos em 24 Estratégias de Saúde da Família (ESFs), 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dois Pronto Atendimentos (PAs), 28 unidades de farmácias, 31 atendimentos odontológicos, centros especializados e a Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

Conforme o secretário municipal de saúde, Valmir da Silva Pinto, a rede presta cerca de 2 milhões de atendimentos por ano e, nesse período da campanha, o empenho está sendo feito para chegar a todos os usuários.

Programação

Na sexta-feira (20), às 14h, serão realizadas duas palestras sobre doação de órgãos e sobre medula óssea no anfiteatro do Ambulatório do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, com os doutores Carlos Eduardo da Costa Nunes Bosso e Paula Andréia Martins Carrilho; e sobre medula óssea o Dr. Felipe de Almeida Paula.

Na segunda-feira (23), às 19h30, na Casa do Advogado, Bosso falará sobre doação e Paula sobre medula óssea. Na sexta-feira (27), no encerramento da campanha, às 8h, haverá benção ecumênica no Hospital Regional do Câncer (HRC) e até às 12h no estacionamento haverá a prestação de serviços.

Estudantes do curso de Medicina farão aferição de pressão arterial e aplicarão testes de glicemia, enquanto os do curso de Nutrição oferecerão orientações. Haverá coleta de preventivo e Papa Nicolau no ônibus da Associação de Apoio ao Portador de Câncer, com a necessidade de que a pessoa leve o CPF e o cartão do SUS.

No Banco de Olhos, serão feitos testes de glaucoma, das 8h às 12h; e no hemocentro da Santa Casa, a coleta de sangue para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.