Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Inteligente e sarcástico: morre o jornalista e radialista Neif Taiar

ROGÉRIO MATIVE

Em 05/04/2020 às 12:04

Neif ao lado do amigo Agripino de Oliveira Lima, ex-prefeito de Prudente

(Foto: Arquivo Pessoal)

Dono de um jeito refinado e sarcástico de comunicar-se por meio da escrita ou pelas ondas do rádio, aos 83 anos, faleceu o jornalista e radialista Neif Taiar na madrugada deste domingo (5), em Presidente Prudente. O velório é realizado na Casa de Velórios Athia.

Natural de Santo Anastácio e formado em Direito, Neif encontrou na capital do Oeste Paulista sua vocação: escrever e comentar sobre o mundo político de uma forma peculiar. Fundador do extinto Jornal Folha da Região, também teve passagem marcante como colunista do Jornal Oeste Notícias.

No rádio, comandou programas e foi comentarista na Diário AM, que transformou-se em Globo AM 1380. Também trabalhou na TV Pontal - afiliada da extinta Rede Manchete, além de outros veículos de comunicação.

Foi responsável por desenvolver a enciclopédia regional sobre a história de municípios da região, o Emubra, com biografias de pioneiros, políticos, bem como documentos cartográficos da origem das cidades.

Enfrentando problemas de saúde nos últimos anos, Neif Tair completaria mais um ano de vida no próximo dia 10. "Fluente com as palavras e a escrita, apaixonado por essa atividade que lhe conferiu grandes e bons amigos e alguns não tão amigos, bastante polêmico e como gostava de ser. Grande ser humano um bom chefe de família, bom pai, marido, avô e bisavô, carinhoso, atencioso, muito brincalhão e bem humorado, bom ouvinte e bom conselheiro", define a filha, Cintya Taiar.

Jornalista raro e sarcástico

Com seu jargão "Perguntar não ofende", o comunicador tirou o sono de muitos políticos e 'poderosos' da nossa cidade, segundo a jornalista Georgiane Costa Beccegato. "Muitos só compravam o jornal por causa da coluna. Ele alfinetada e trazia verdades sem dó e piedade", diz.

"O Neif Taiar era um desses jornalistas raros. Perspicaz, inteligente e sarcástico, quando necessário e alfinetava os políticos e coronéis da cidade. Foi meu primeiro patrão no extinto Jornal Folha da Região, que era seu xodó e sua arma mais potente", fala.

Neif durante entrevista com o então vice-presidente Michel Temer | Foto: Sérgio Bratifichm

Para o radialista Guilherme Cesar Haddad, o jornalismo regional perde um de seus 'maiores ícones'. "Fomos colegas de trabalho, durante bom tempo, no Grupo Paulo Lima de Comunicação e tive a honra de apresentar um programa jornalistico com ele, embora por poucos meses, na Rádio Globo AM de Prudente. Neif, era de uma inteligência ímpar e conduzia seus comentários de forma dura e, às vezes, com pitadas de humor", relembra.

"Comentava sobre todos os assuntos. Mas, sua especialidade era a política. Inteligente. Sagaz. Conhecia como poucos os meandros do jogo político. Estrategista, antecipava cenários. Era amado por muitos. Odiado por alguns. O bom humor que demonstrava no ar nos seus comentários era o mesmo que contagiava os bastidores da rádio. Brincava com todo mundo", define o jornalista Nel de Oliveira, com quem dividiu a bancada de um jornal na Rádio Diário AM na década de 1990.

Para Oliveira, sua melhor fase profissional no rádio foi ao lado de Neif Taiar. O jornalista Neif Taiar foi responsável pela coluna polîtica mais importante da história do jornalismo impresso da região. Tristeza e agradecimento a Deus por ter tido o privilégio de conhecê-lo e de compartilhar com ele, com certeza, a melhor fase da minha história profissional no rádio prudentino", lamenta.

O corpo do jornalista será cremado, com cerimônia privada marcada para as 19h.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.