Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Lar Santa Terezinha promove 1º Jantar Solidário em Prudente

Da Redação

Em 16/05/2019 às 15:40

Tratamento é composto por quatro ciclos e cada um tem a duração de até cinco semanas

(Foto: Cedida/AI)

O Lar Santa Terezinha do Menino Jesus na Providência de Deus, comunidade terapêutica que oferece tratamento para mulheres com dependência de álcool e drogas no Distrito de Montalvão, promoverá um jantar solidário no dia 31 deste mês em prol das casas de recuperação administradas pela Associação Lar São Francisco de Assis (ALSF), na região de Presidente Prudente.

Desde a criação do Lar Santa Terezinha em 2010, passaram pela comunidade terapêutica cerca de 700 mulheres e adolescentes. No local, são atendidas pessoas de qualquer segmento da população, sem distinção de raça, cor, condição social, preferência política ou religiosa.

A internação de adolescentes e adultas do sexo feminino para desintoxicação é um trabalho pioneiro da ALSF. De acordo com coordenador do lar, Frei Lázaro, a primeira edição deste jantar solidário tem o intuito de gerar ainda mais visibilidade aos serviços prestados pela associação no tratamento de recuperandos na região.

“Divulgaremos através deste evento o Lar Santa Terezinha de Montalvão destinado para mulheres e também os lares masculinos de Álvares Machado e Pirapozinho. Além disso, vamos agregar parceiros e amigos para melhor atuarmos nesta assistência”, diz.

Segundo ele, as dependentes chegam à comunidade com autoestima abalada, forte crise de identidade, vínculos familiares rompidos, pouca noção de disciplina e higiene e falta de perspectiva para o futuro. "A degradação atingida pelo vício é intensa nas mulheres que muitas vezes se prostituem para alimentar a dependência. Por isso, é preciso o acompanhamento de profissionais qualificados para a recuperação e na reinserção na sociedade", fala.

O tratamento é composto por quatro ciclos e cada um tem a duração de até cinco semanas. A cada encerramento, os pacientes retornam aos seus lares. O tempo é necessário para que se renovem e fortaleçam aos poucos os laços familiares geralmente rompidos pela dependência química.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe técnica multidisciplinar, formada por psiquiatra, psicólogo, assistente social, educador físico e monitores. Além da dimensão física e psíquica, o tratamento contempla a dimensão espiritual, para que o paciente redescubra a sua fé com a presença de religiosos.

Acolhimento

As mulheres que se interessarem pela comunidade terapêutica, devem procurar o Ambulatório de Triagem Álcool e Drogas, de segunda a sexta- feira, das 19h às 22h, no AME de Presidente Prudente. Após a triagem, a acolhida é encaminhada ao Lar, para que realize o tratamento até a total recuperação da assistida.

Serviço

A associação fica na Rua Antonio Rodrigues S/N, ao lado da Estrada Raimundo Maiolini, KM 15, Montalvão. Informações pelos telefones: (18) 99726-0303/ (18) 99667-6777 e (18) 98109-6124.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.