Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Linha férrea pode ser reativada para transporte de passageiros

Da Redação

Em 15/12/2012 às 09:39

(Foto: Secom)

A linha ferroviária que passa por Presidente Prudente pode ser reativada para viabilizar o transporte de passageiros através do projeto conhecido como “Trem de Superfície”. Atualmente o sistema é utilizado apenas para o transporte de cargas. A ideia, que deve desafogar o carregado trânsito prudentino, já conta com anuência da América Latina Logística (ALL).

O projeto, desenvolvido pelo vereador Clóvis de Lima (PR), foi apresentado ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Ricardo Rossi Madalena, juntamente com o prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã, do PTB). O encontro aconteceu nessa sexta-feira (14), no gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal.

De acordo com o superintendente do Dnit, a intenção é mostrar que o órgão está à disposição para analisar o projeto do legislativo e também a viabilidade técnica em relação à possibilidade de implantação do projeto que deve contemplar o município com as melhorias no sistema viário e ferroviário.

Na ocasião, também foram discutidas as possibilidades de realizar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, para analisar possíveis mudanças na estrutura de transporte como a instalação de viadutos e a reativação da linha férrea através do projeto “Trem de Superfície”.

O vereador Clóvis Lima ressaltou durante o encontro que a iniciativa deve, inclusive, contribuir com o turismo, através da interligação de ramais aos pontos de grande concentração urbana, como os bairros contemplados com os conjuntos habitacionais populares. O parlamentar citou como exemplo a região norte da cidade, que deve ultrapassar mais 20 mil habitantes com a entrega de mais de 3 mil novas casas populares.

Já o prefeito destacou que a intenção é de receber a visita de alguns técnicos do Dnit para apontar a viabilidade do projeto. O encontro está previsto para ocorrer em janeiro. Com isso, o estudo deve apontar os possíveis pontos críticos e as melhorias necessárias.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.