Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Monte Carlo recebe plantão para coleta de sangue e exame em cães

Da Redação

Em 11/01/2019 às 11:43

Exames são realizados para a detecção de leishmaniose visceral canina

(Foto: Arquivo/Secom)

Das 8h às 16h desse sábado (12), moradores do bairro Monte Carlo, em Presidente Prudente, devem levar cães de estimação para diagnóstico preventivo de leishmaniose (LVC). A ação promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) será na Rua Adelaide Marasso Belão.

Segundo o órgão, equipes já realizaram visitas domiciliares para coleta de sangue de cães visando o diagnóstico de LVC. "Porém, muitos moradores estavam ausentes no momento da visita, o que impossibilitou a coleta. Desta forma, será realizado o plantão das equipe do CCZ para que seja possível a realização do exame", explica a agente de zoonoses, Maria Lúcia Matioli.

"Todos os moradores devem levar os animais que ainda não realizaram a coleta preventiva, em especial os donos de animais que já  receberam o comunicado deixado nas caixas de correios das casas, como também os proprietários que foram notificados", avisa.

No Residencial Monte Carlos, já houve registro de casos da doença no ano passado. "O ideal é que o teste seja realizado a cada quatro meses", diz.

Sintomas da doença

Os principais sinais clínicos da leishmaniose visceral canina são emagrecimento, as lesões na pele, as feridas que não cicatrizam, queda de pelo, crescimento exagerado das unhas, lesões na ponta da orelhas e ao redor dos olhos.

A  leishmaniose visceral é uma doença grave. Além dos efeitos negativos para a saúde do  animal, a doença é transmissível ao humano por meio do mosquito palha. O animal não transmite a doença.

Outra medida importante para prevenir a doença é evitar a proliferação do  mosquito-palha, inseto transmissor da leishmaniose.

"Medidas simples com a limpeza dos quintais e imóveis, removendo folhas secas, frutas em decomposição, fezes de animais e lixos de forma geral, bem como a poda regular das árvores são fundamentais para impedir a proliferação do mosquito", diz Maria Lúcia.

Para a proteção individual dos cães é recomendado o uso de coleiras repelentes.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.