| Presidente Prudente/SP

Multicomunicador Rubens Shirassu morre aos 86 anos em PP

Rogério Mative e Altino Correia

Em 22/07/2019 às 21:42

Shirassu teve carreira brilhante como locutor, cronista, produtor, redator, narrador e intérprete de textos e rádionovelas

(Foto: Arquivo/Altino Correia)

Radialista, jornalista, escritor, ator, assessor de comunicação e publicitário. Nesta segunda-feira (22), faleceu o multicomunicador Mitsuski Rubens Shirassu, aos 86 anos, em Presidente Prudente.

Rubens Shirassu é um dos pioneiros da radiofonia regional. Viveu a espetacular fase dos "Anos Dourados" entre 1940 e 1950 seguindo carreira brilhante como locutor, cronista, produtor, redator, narrador e intérprete de textos e rádionovelas.

Fundou a Rádio Prudente

Natural de Presidente Venceslau, iniciou suas atividades no rádio com 17 anos, na ZYH-7 Rádio Presidente Venceslau. Juntamente com o Dr. Hélio Cyrino fundou a Rádio Presidente Prudente, ZYR-84, na qual foi narrador, comentarista, diretor de novelas, programador, locutor de rádio-jornais, redator, diretor artístico e, finalmente, gerente-geral.

Recebeu para apresentações os mais consagrados cantores da música brasileira, como Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Angela Maria, Sílvio Caldas, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Emilinha Borba, Ivon Cury, entre outras dezenas. "Cortina de Veludo" foi o programa que o consagrou nas mais antigas emissoras de Venceslau e Prudente.

Na mídia impressa, passou pelos jornais A Voz do Povo, Correio da Sorocabana, Folha da Região e A Região. Foi contato comercial do Jornal O Imparcial, além de atuar como diretor de uma das primeiras agências de publicidade de Prudente: a NIP - Nova Imagem Propaganda.

Na década 80, Rubens Shirassu administrou o departamento comercial do Jornal Diário de Presidente  Prudente; exerceu a assessoria de comunicação do então deputado Tadashi Kuriki e da Prefeitura de Santo Anastácio.

Nos últimos anos, trabalhou como revisor de textos de agências de publicidade. "Ele viveu a espetacular fase dos Anos Dourados e fez carreira brilhante", cita o jornalista Altino Correia.

Em 2012, foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de "Cidadão Prudentino".

Foto: Arquivo/Altino Correia

Mitsuski Rubens Shirassu é pai de Rubens Shirassu Júnior, colaborador do Portal.

Velório

O corpo de Mitsuski Rubens Shirassu é velado na Casa de Velórios Athia. O sepultamento está marcado para essa terça-feira (23), às 10h45, no Cemitério São João Batista.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Rua Catharina Venturim Peretti, 171

Mário Amato - Presidente Prudente-SP

Telefones: 18-3909 3629 | 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.