Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Operação de radares será ativada até setembro em Prudente

Empresa é autorizada a implantar equipamentos; Semav estuda novas vias

ROGÉRIO MATIVE

Em 11/06/2015 às 11:59

Plano para a implantação dos equipamentos foi revelado pela Secretaria de Assuntos Viários (Semav)

(Foto: ROGÉRIO MATIVE/PORTAL)

Até setembro, as principais avenidas de Presidente Prudente contarão com radares para controle de velocidade em pleno funcionamento. O plano para a implantação dos equipamentos foi revelado nesta quinta-feira (11), pela Secretaria de Assuntos Viários (Semav) e a empresa Politran, responsável pelo sistema.

Conforme antecipado pelo Portal, os radares serão distribuídos inicialmente ao longo das avenidas 14 de Setembro, 11 de Maio, Coronel José Soares Marcondes, Brasil, Manoel Goulart e Washington Luiz. Porém, outras vias também poderão ser monitoradas. "Tudo faz parte de um planejamento. Temos outros locais que verificamos a possibilidade de implantação", adianta o secretário da Semav, Oswaldo Bosquet.

10 dias de "folga"

No total, serão 37 radares atuando na detecção de infrações por passar em semáforo vermelho ou estar com velocidade acima do regulamentado para a via. De acordo com a Semav, o motorista ainda terá 10 dias sem multa após o início de funcionamento.

"O período de 10 dias após a implantação será de notificação aos motoristas que passarem do limite. Serão avisados, esta é a meta. A intenção não é autuar, mas educar", pontua.

Levantamento

"Para a implantação dos radares e escolha das vias fizemos um cruzamento de dados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, fizemos um monitoramento de velocidade. Nele, vimos que 100% dos motoristas passaram acima da velocidade permitida para o trecho na Avenida 14 de Setembro", explica Bosquet.

Nesta quinta-feira, a ordem de serviços foi expedida para que a Politran possa iniciar a implantação dos dispositivos eletrônicos dentro de 30 dias. Para o pleno funcionamento, a Semav projeta três meses. "Nesse sistema, iniciamos com as placas para a população começar a se reeducar. São 93 placas de sinalização aérea que chamam mais a atenção do motorista, que já está acostumado com as placas laterais", pontua.

Precisa de aferição

De acordo com o diretor da empresa, Eduardo Conradt, alguns equipamentos já estão prontos para uso. "Se o município quiser, já pode usá-los. Temos o restante em produção, que ainda passará por aferição do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia]", fala.

"A empresa não recebe pelo valor arrecadado, mas pelos aparelhos locados. O município utiliza as informações captadas pelos radares como quiser. Abriremos uma filial na cidade para manutenção dos aparelhos, disponibilizando técnicos para os reparos necessários", adianta Conradt.

O contrato com a empresa é de 12 meses, segundo a Semav.

Atualizado às 12h24 para novas informações

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.