Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

'Operação despejo' de camelôs é costurada; Peretti é a única proposta

Rogério Mative

Em 26/12/2019 às 18:49

Até o momento, a única opção dada aos camelôs é a transferência dos boxes para o estacionamento do Estádio Municipal Caetano Peretti

(Foto: Arquivo/Secom)

De forma 'reservada' e longe de holofotes, representantes da Prefeitura, Ministério Público Estadual (MPE), polícias Federal e Militar arquitetaram uma operação de despejo dos boxistas do Camelódromo da Praça da Bandeira, área central de Presidente Prudente. Por determinação judicial, os comerciantes têm até o dia 3 de janeiro para deixarem o local.

Até o momento, a única opção dada aos camelôs é a transferência dos boxes para o estacionamento do Estádio Municipal Caetano Peretti, que fica na Avenida 11 de Maio, Parque do Povo.

O uso da Praça dos Pioneiros, ao lado da Rodoviária, está descartado. Eles também estão proibidos de seguirem para o Parque de Uso Múltiplo (PUM).

A reunião

Na tarde desta quinta-feira (26), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), Carlos Casagrande, comandou o encontro para discutir a forma de cumprir a determinação judicial de interdição do local e retirada dos comerciantes de "forma amigável".

Também participaram representantes da Energisa e Sabesp assinalando um possível corte imediato no fornecimento de luz e água como forma de acelerar o processo de despejo.

O objetivo é deixar o Camelódromo pronto para ser reformado a partir do dia 6 de janeiro. As obras de revitalização custarão aos cofres municipais R$ 2,9 milhões por meio de financiamento com a Caixa Econômica Federal.

De acordo com a Prefeitura, foi discutida a "função de cada um no processo de desocupação, caso haja necessidade", a partir de 4 de janeiro.

"É válido ressaltar que, ao decretar a interdição do camelódromo, a Justiça também informou que todos os bens e mercadorias que estiverem nos boxes após o período de desocupação voluntária poderão ser recolhidos pelo município", diz o texto enviado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Segundo a Prefeitura, os comerciantes que apresentarem resistência para deixar o local "também perderão o direito de retornar aos boxes após a conclusão da reforma".

Única saída

Conforme o secretário Carlos Casagrande, os boxistas poderão se instalar no estacionamento do Estádio Municipal Caetano Pereti, o qual tem capacidade para abrigar cerca de 260 boxes.

Espaço fica na Avenida 11 de Maio, Parque do Povo | Foto: Google Maps

"Até o momento, este é o local encontrado pelo município como sendo o mais viável para transferência provisória dos comerciantes".

Pela manhã

Antes, Casagrande esteve reunido com representantes dos boxistas, que foram acompanhados pelo advogado Anderson Peres.

O encontro serviu apenas para cumprir tabela diante da negativa da Prefeitura em atender os pedidos, como o uso da Praça dos Pioneiros.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.