Da Redação
Em 13/11/2019 às 12:40
Presente nas lojas desde o final de setembro, os panetones e chocotones podem subir até 13% em comparação a outubro
(Foto: Arquivo)
Não importa a preferência, o panetone e o chocotone estão presentes em mais de 50% das casas durante as festas de fim de ano. Neste ano, o consumidor irá se deparar com mais lançamentos e as estimativas de venda são de aumento de 5%, segundo projeção feita pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).
Diante da oferta ampliada a cada ano, o consumidor nota a diferença nos valores entre os produtos disponíveis. Levantamento realizado pela entidade para comparar o valor das principais marcas comercializadas nos supermercados em relação à produção de panificadora própria aponta uma diferença de 75%.
Nos supermercados, os produtos líderes possuem o apelo de uma marca forte, embalagem diferenciada e promoção de vendas por meio de uso de prateleiras mais atraentes. Assim, os preços para panetones de 500 gramas ficam, em média, R$ 28, podendo chegar a R$ 35.
Quando analisadas as marcas secundárias, o preço de um mesmo produto de 500 gramas custa cerca de R$ 17. Já na produção própria dos supermercados (ou terceirizados), os mesmos panetones e chocotones têm preços bem mais competitivos: entre R$ 7 e R$ 9.
Mais salgados
Os preços dos panetones e chocotones sofreram aumento quando comparados com o ano passado. Segundo pesquisa mensal, a projeção é que o produto fique até 5% mais caro quando comparado com 2018.
“O principal motivo é a farinha de trigo, que é importada. Com o dólar estabilizado em R$ 4 desde agosto, o impacto será percebido nas gôndolas até as festas de fim de ano”, explica o economista Thiago Berka.
Presente nas lojas desde o final de setembro, os panetones e chocotones podem subir até 13% em comparação a outubro. O principal motivo do aumento de preço é justamente a alta procura nas duas últimas semanas do ano, período de maior demanda pelo produto. Curiosamente, após as festas de final de ano o preço deve cair entre 30% e 40% para evitar o encalhe nas lojas. As vendas deste ano devem aumentar 5% nominalmente no varejo alimentar.
Comparação com lojas especializadas
Esses índices refletem a variedade de preços dentro dos supermercados, porém, se analisarmos lojas especializadas em chocolates e produções artesanais, a diferença é ainda maior. Nesses estabelecimentos o preço médio é de R$ 41, mas, algumas categorias podem atingir o valor de até R$ 112.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.