Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Perícia descarta déficit financeiro alegado pela Prudente Urbano, diz Prefeitura

Empresa revela que entrará com ação contra decreto liberando 'alternativos'

ROGÉRIO MATIVE

Em 29/10/2020 às 16:05

Desde a madrugada, funcionários da empresa iniciaram greve diante de seguidos atrasos no salário

(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)

Principal argumento utilizado pela concessionária Prudente Urbano nos últimos meses, o possível déficit financeiro provocado pela pandemia do coronavírus não existe. É o que afirma a Prefeitura de Presidente Prudente, em decreto que liberou o transporte alternativo, considerado ilegal, durante a greve dos funcionários da empresa, que teve início nesta quinta-feira (29).

Contra a medida que autorizou motoristas por aplicativos, taxistas, mototaxistas e até mesmo condutores de vans escolares façam paradas nos pontos de ônibus para embarque e desembarque de passageiros, a Prudente Urbano promete acionar o município judicialmente.

Déficit inexistente

De acordo com a Prefeitura, foi contratada uma perícia contábil para apurar a real situação financeira da concessionária. Contudo, até o momento, não foram encontradas evidências do tal suposto déficit no caixa da empresa, que teria sido motivado pela redução de linhas e horários diante da queda do número de passageiros.

A afirmação da Prefeitura contraria todos os argumentos apresentados pela Prudente Urbano à imprensa e em processos judiciais que buscam o aumento da tarifa do transporte coletivo, além da suspensão de infração imposta pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

No decreto, a Prefeitura afirma que a empresa não tomou providências "para assegurar a manutenção dos serviços essenciais, ainda que com sua redução". Ainda no documento, a Semob é acionada para que seja cumprida uma determinação pela volta da frota de veículos em sua totalidade "dando pleno conhecimento à população".

Vai entrar na Justiça

Contra o decreto publicado pela Prefeitura, a empresa de transporte coletivo promete entrar com ação judicial. "A assessoria jurídica da empresa entende que esse decreto é ilegal, pois a empresa possui contrato com o município de exclusividade no transporte público. Quanto a aplicativos, vans escolares e transporte clandestino, não precisa de autorização porque isso está ocorrendo com frequência e é um requerimento frequente da empresa solicitando fiscalização", diz a Prudente Urbano, em nota. 

"O que está em cheque nesse momento é salário dos funcionários e manutenção dos seus empregos. Essa medida do município prejudica não só o transporte público, como também os funcionários da empresa que podem perder seus empregos. A empresa tomará medidas judiciais cabíveis", finaliza.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.