Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Por telefone, 47 pessoas são colocadas em isolamento social

Da Redação

Em 31/03/2020 às 14:38

Telessaúde orienta os munícipes sobre a necessidade, ou não, de procurar por assistência médica

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Criado para orientar a população, o Telessaúde - central telefônica e online - colocou 47 pessoas em isolamento social após relatos de sintomas semelhantes aos provocados pelo novo cornavírus, em Presidente Prudente. O número é resultado de apenas uma semana de atendimentos, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (31).

Conforme aponta o levantamento, as mulheres têm procurado se manter mais informadas. Isso por que o demonstrativo de 360 ligações exibe que 64% do público é feminino, ou seja, 232 prudentinas. Já em relação aos homens, foram registrados 128 telefonemas, o que representa os outros 36% do total.

Ao todo, foram 556 atendimentos, sendo 360 pelo telefone fixo, 185 por Whatsapp e outros 11 por e-mail. A média de idade das pessoas que acionam o serviço é de 50 anos, sendo a idade mínima registrada de 20 anos e a máxima de 88.

Como foram os encaminhamentos

Em relação aos 360 atendimentos telefônicos, apenas 24 pessoas relataram sintomas que necessitaram de encaminhamento à Unidade de Pronto Atendimento (UPA); enquanto outras nove apresentaram sinais e sintomas passíveis de atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

Estão em isolamento

Já para outras 47 pessoas, foi recomendado o isolamento social, bem como informada todas as orientações necessárias. A Secretaria de Saúde não forneceu mais detalhes sobre o perfil dos atendidos neste grupo e o monitoramento caso sejam suspeitas de coronavírus.

Outras 280 ligações ligaram por outros motivos, como dúvidas sobre agendamentos, consultas, vacinas, e outros.

Para que serve?

O foco do Telessaúde é orientar os munícipes, através dos sinais e sintomas relatados, sobre a necessidade, ou não, de procurar por assistência médica, o que acarretará na diminuição da aglomeração de pessoas nas unidades de saúde para evitar a possível propagação do coronavírus.

Serviço

O Telessaúde funciona diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 20h, e pode ser acionado pelo telefone (18) 3229-1290, pelo Whatsapp, no número (18) 99639-2713, e pelo e-mail: [email protected].

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.