Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura abandona instalação de gradis em ciclovias; trecho conta com tachões

Rogério Mative

Em 11/02/2019 às 14:28

Trechos contam apenas com pequenos tachões e tinta no asfalto demarcando o espaço da ciclovia

(Foto: Rogério Mative)

A promessa era uma só: o trecho da ciclovia na Avenida Alberto Bonfiglioli, que leva ao Ana Jacinta, teria gradis nas laterais para maior segurança dos ciclistas. Porém, o tempo passou e a Prefeitura de Presidente Prudente decidiu abandonar a ideia. Em outros locais, apenas pequenos tachões e tinta separam os carros de quem opta em utilizar a bicicleta.

O compromisso de instalação de gradis foi realizado pelo próprio prefeito Nelson Bugalho em 2017, quando questionado por implantar uma ciclovia nos mesmos moldes do dispositivo retirado na Rua Alvino Gomes Teixeira, zona norte, que mais tarde foi refeito com custo de R$ 875 mil.

Além da falta de gradis, o Portal também observou trechos entregues recentemente que contam apenas com pequenos tachões e tinta no asfalto demarcando o espaço da ciclovia, na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Guanabara.



Para agravar ainda mais a situação, trechos da Alberto Bonfiglioli voltaram a apresentar problemas no piso, com placas de concreto soltas e várias rachaduras, após um ano da reportagem denunciar defeitos na ciclovia antes das obras serem concluídas.

Garante segurança sem gradis

Em nota, a Prefeitura de Prudente alega que realizou consultas a ciclistas que utilizam o corredor exclusivo.

"Verificou-se que os dispositivos redutores de velocidade [lombadas, rotatórias e sinalização vertical e horizontal] existentes no entorno das ciclovias, nos trechos em questão, tornavam a via segura, o que dispensaria a necessidade de instalação dos gradis nos referidos pontos", diz.



Ainda conforme a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav) "permanece analisando a questão para decidir se instalará ou não as grades".

O posicionamento é o mesmo para a situação do trecho da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira que, diferentemente das demais pistas, não conta com muretas contínuas e piso elevado. No local, apenas tinta e pequenos tachões.

Problemas estruturais

Em relação ao piso "levantado" no trecho da Bonfiglioli, a Secretaria Municipal de Obras informou que já realizou o assentamento do concreto no local e, nesta segunda-feira (11), fará a reposição das placas. Porém, não comentou sobre as rachaduras apresentadas na pista.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.