Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura aposta em 'Espaço-Árvore' para plantios de mudas

Da Redação

Em 15/06/2019 às 09:33

Novo modelo deve ser implantado em todos os novos loteamentos e prédios públicos de forma gradual

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Condições adequadas de plantio, espaço no canteiro suficiente para crescer e ainda ajudar a prevenir enchentes ou alagamentos, pois o seu canteiro poderá escoar proporcionará a infiltração da água da chuva. Com este pensamento, a Prefeitura de Presidente Prudente aposta no projeto 'Espaço-Árvore'.

O pontapé inicial foi dado com o plantio de uma muda de Acácia na calçada da Avenida Washington Luís com a Rua Doutor José Foz. Segundo o assessor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea), Marcos  Boin, o Espaço-Árvore é indicado ao plantio de árvores visando o crescimento do tronco e das raízes com condições de espaçamento adequado, permitindo o desenvolvimento em diâmetro, sem comprometer a infraestrutura do calçamento.

"Esta prática consequentemente amplia a área de absorção de águas das chuvas, diminuindo os riscos de alagamentos e enxurradas e ainda promove o crescimento saudável e garante a integridade da espécie", diz.

São caracterizados como espaço-árvores os canteiros que ocupem 40% da largura da calçada. "Por exemplo: um calçada com dois metros de largura deverá ter o espaço árvore com largura igual a 80 centímetros e o comprimento deverá ter o dobro da largura, ou seja, 160 centímetros", explica Boin.

Agora, ele espera pela adesão da população quando plantar uma nova muda na calçada. "Que todos adotem uma medida padrão para preservar a saúde da planta e evitar sufocamento da muda e danos ao passeio público", fala.

O novo modelo deve ser implantado em todos os novos loteamentos e prédios públicos de forma gradual. "A nova prática também faz parte dos procedimentos necessários para que o município atenda às diretrizes do Programa Município Verde Azul, que pontua os municípios paulistas que realizam uma gestão adequada, voltada para a preservação dos recursos naturais", finaliza.

Serviço

Quem quiser realizar o plantio de árvores de acordo com as normas pode ligar para a Secretaria do Meio Ambiente e receber as orientações. O telefone é: 3906-5275.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.