Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura aposta em tecnologia para acabar com filas em creches

Da Redação

Em 28/11/2017 às 14:49

Ferramenta é baseada no endereço da criança e aponta as três escolas mais próximas, além da quantidade vagas disponíveis

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Em Presidente Prudente, a Prefeitura desenvolveu um software que utiliza georreferenciamento para viabilizar as vagas em creches de acordo com a localidade da moradia dos alunos, indicando as escolas mais próximas visando acabar com as filas de espera.

A partir de agora, um sistema sugere as três escolas mais próximas e faz a reserva das vagas, de modo que todas as crianças cujos pais manifestaram interesse terão suas vagas garantidas.

O sistema eletrônico criado pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec) gerou uma mudança na forma de determinar em qual escola as crianças vão receber as vagas. A ferramenta já está sendo utilizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e realizou a adequação 1.680 crianças que aguardavam por vagas em creches.

A ferramenta é baseada no endereço da criança e aponta as três escolas mais próximas, além da quantidade vagas disponíveis. Conforme legislação, a prioridade é manter a criança num raio máximo de distância de 1,5 km de casa. O que vai gerar economia com transporte, além de diminuir o tempo de deslocamento até a escola.

Segundo a Prefeitura, as mudanças não atingem todas as crianças. Elas são aplicadas para os novos matriculados, ou seja, para quem está ingressando na Rede Municipal ou vai mudar do berçário para o pré, ou do pré para o ensino fundamental.

Os pais que fizeram inscrições até 10 de outubro já estão com vagas garantidas e devem receber um comunicado a partir desta semana, indicando qual escola deverá levar a criança.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.